sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Tribunal eleitoral envia ao Supremo suspeitas de fornecedora da campanha de Dilma

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, Gilmar Mendes, enviou esta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) indícios de irregularidades relativos a uma fornecedora da campanha da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff.

A empresa DCO Informática Comércio e Serviços, responsável pelo envio de mensagens para telemóveis durante a campanha, recebeu 4,8 milhões de reais (1,3 milhões de euros) entre 21 de outubro e 25 de outubro de 2014 da campanha de Dilma Rousseff pelo serviço.

A empresa em causa não tem alvará de funcionamento nem identificação na fachada e conta apenas com um computador e três funcionários, que não estão registados.

A DCO foi contratada para enviar mensagens por uma aplicação de conversa instantânea, cobrando por cada entre 0,06 (0,016) e 0,16 reais (0,044 euros), tendo subcontratado outra empresa.

As contas da campanha para a reeleição da Presidente com mandato suspenso foram aprovadas em 2014, mas com ressalvas, continuando sob investigação por existirem suspeitas de crimes fiscais, como sonegação e lavagem de dinheiro.

Em fevereiro do ano passado, Gilmar Mendes, que é relator das contas de Dilma Rousseff no TSE, tinha pedido que órgãos de controlo fiscalizassem a DCO e outras seis empresas por suspeitas de irregularidades.

Num inquérito da Polícia Federal para analisar suspeitas, são apuradas eventuais ilegalidades encontradas também na prestação de serviço de empresas contratadas pela campanha, entre as quais a Focal Confecção e Comunicação.

No entanto, as investigações aguardam por uma decisão do STF se o caso deve seguir na primeira instância ou no próprio tribunal.

A campanha de Dilma Rousseff já fez saber que não houve irregularidades e que as contas da campanha presidencial foram aprovadas pelo TSE.

Dilma Rousseff passou hoje a responsabilidade para o Partido dos Trabalhadores (PT) por pagamentos da sua campanha ao publicitário João Santana, investigado na Operação Lava Jato, que trata do maior esquema de corrupção da história brasileira.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.