sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Governo brasileiro vê com "alegria" decisão de levar Dilma a julgamento

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou esta quarta-feira que o governo liderado pelo Presidente interino, Michel Temer, vê com "alegria" a decisão do Senado de levar a Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, a julgamento.

"O Presidente Michel [Temer] tinha a expectativa que o Senado continuasse a tributar confiança ao seu projeto de governo. Como vimos, aumentou bastante o número de senadores que votaram a favor da permanência dele e é claro que o governo vê com alegria", disse o governante aos jornalistas, após um encontro com parlamentares.

Numa sessão que começou terça-feira e terminou hoje de madrugada, os senadores decidiram levar Dilma Rousseff a julgamento, por 59 votos contra 21.

A Presidente com mandato suspenso é acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com a intenção de melhorar as contas públicas e assinar decretos a autorizar despesas que não estavam previstas no orçamento.

Após a fase de apresentação de argumentos e lista de testemunhas pela acusação e pela defesa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deverá marcar o julgamento para o final do mês. Essa fase final poderá demorar cerca de uma semana.

Elideu Padilha lembrou que o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que o processo deve ser iniciado a 25 de agosto, mas comentou: "claro que poderão ocorrer factos que posterguem ou antecipem".

Se Dilma Rousseff for condenada por pelo menos 54 dos 81 senadores será considerada culpada e perderá o direito de ocupar cargos públicos eletivos durante oito anos.

Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36