sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma já formalizou recurso para reverter a destituição

Dilma Roussef já formalizou o recurso para reverter a destituição do cargo de Presidente. Os advogados de defesa apresentaram esta quinta-feira o recurso no Supremo Tribunal Federal. Dilma solicita assim um novo julgamento e que seja anulada a sentença de impeachment ditada pela votação de mais de dois terços dos senadores esta quarta-feira.

O recurso é assinado pelo ex-ministro da Justiça de Dilma Roussef, que foi seu advogado de defesa durante todo o processo de destituição.

Dilma foi deposta do cargo que ocupava, acusada de ter cometido crime de responsabilidade, ao assinar três decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso, e por realizar manobras fiscais para melhorar as contas públicas.

  • Michel Temer terá a tarefa de unir o povo brasileiro
    3:40

    Mundo

    Esta quinta-feira assinala o início da Presidência de Michel Temer no Brasil. Com Dilma afastada, cabe ao novo homem forte do país a difícil tarefa de unir o povo brasileiro e fazer esquecer a imensa confusão que distanciou ainda mais a classe política do eleitorado.

  • "O congresso brasileiro é um saco de gatos e de bandidos"
    8:25

    Crise no Brasil

    Miguel Sousa Tavares, comentador SIC, considera que "Dilma foi vítima de um golpe político parlamentar" e que "o congresso brasileiro é um saco de gatos e de bandidos". Dilma Rousseff está oficialmente afastada da Presidência do Brasil. A destituição foi aprovada com 61 votos a favor e 20 contra. Já Cândida Pinto, jornalista da SIC, destaca a complexidade jurídica do impeachment e o facto do Brasil assistir a um enfraquecimento da democracia.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.