sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma já formalizou recurso para reverter a destituição

Dilma Roussef já formalizou o recurso para reverter a destituição do cargo de Presidente. Os advogados de defesa apresentaram esta quinta-feira o recurso no Supremo Tribunal Federal. Dilma solicita assim um novo julgamento e que seja anulada a sentença de impeachment ditada pela votação de mais de dois terços dos senadores esta quarta-feira.

O recurso é assinado pelo ex-ministro da Justiça de Dilma Roussef, que foi seu advogado de defesa durante todo o processo de destituição.

Dilma foi deposta do cargo que ocupava, acusada de ter cometido crime de responsabilidade, ao assinar três decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso, e por realizar manobras fiscais para melhorar as contas públicas.

  • Michel Temer terá a tarefa de unir o povo brasileiro
    3:40

    Mundo

    Esta quinta-feira assinala o início da Presidência de Michel Temer no Brasil. Com Dilma afastada, cabe ao novo homem forte do país a difícil tarefa de unir o povo brasileiro e fazer esquecer a imensa confusão que distanciou ainda mais a classe política do eleitorado.

  • "O congresso brasileiro é um saco de gatos e de bandidos"
    8:25

    Crise no Brasil

    Miguel Sousa Tavares, comentador SIC, considera que "Dilma foi vítima de um golpe político parlamentar" e que "o congresso brasileiro é um saco de gatos e de bandidos". Dilma Rousseff está oficialmente afastada da Presidência do Brasil. A destituição foi aprovada com 61 votos a favor e 20 contra. Já Cândida Pinto, jornalista da SIC, destaca a complexidade jurídica do impeachment e o facto do Brasil assistir a um enfraquecimento da democracia.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.