sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Debates eleitorais não vão realizar-se por falta de acordo entre os partidos

O debate alargado entre as candidaturas com assento parlamentar não vai realizar-se por falta de acordo entre os partidos. As direções de informação da SIC, RTP e TVI lamentam falta de acordo entre os partidos. Junto segue o comunicado, na íntegra:

Edgar Ascensão / SIC

As Direções de Informação da RTP, SIC e TVI, tendo em conta as posições públicas já assumidas pelas diversas candidaturas, as divergências entre as mesmas sobre os debates e o calendário do processo eleitoral, entendem esclarecer o seguinte:

1. As Direções de Informação dos três canais generalistas propuseram, em Julho, aos representantes das candidaturas a participação num conjunto de debates:

- três frente a frente entre os líderes das candidaturas PàF e PS, a transmitir um em cada canal;

- um debate alargado a todas as candidaturas, a transmitir em simultâneo nos três canais; e

- um conjunto de frente a frente que envolviam os representantes dos 5 principais partidos com assento parlamentar.

2. Estas propostas respeitavam o novo enquadramento legal sobre os debates em período eleitoral e eram norteadas pelo critério editorial dos canais.

3. Do lado das estações de televisão, o objetivo que presidiu a esta iniciativa foi sempre e exclusivamente permitir uma melhor informação dos eleitores num momento político tão importante como é a realização de um ato eleitoral.

4. Ao fim de várias semanas de reuniões com os representantes das candidaturas, será possível organizar um conjunto de frente a frente entre os líderes ou representantes dos partidos políticos ou candidaturas representados no Parlamento e que concorrem às próximas eleições. Esses debates vão ocorrer nas próximas semanas

5. Sublinhamos que um desses frente a frente, aquele que envolve o Dr. Pedro Passos Coelho e o Dr. António Costa, será, por proposta editorial das televisões, transmitido em simultâneo pelos três canais de sinal aberto, um facto inédito na história da democracia portuguesa.

6. Quanto ao debate conjunto, as diferentes candidaturas não chegaram a acordo sobre os participantes no mesmo. Assim, apesar dos esforços efetuados no sentido de viabilizar este debate, o mesmo não irá realizar-se, por motivos alheios à vontade das Direções de Informação da RTP, SIC e TVI.

7. As Direções de Informação da RTP, SIC e TVI lamentam que as candidaturas não tenham chegado a acordo e reunido as condições para a realização desse debate alargado. Estão, no entanto, convictas de que os demais debates agendados podem contribuir para uma informação mais próxima e esclarecida dos cidadãos.


Paulo Dentinho - Diretor de Informação RTP
Alcides Vieira - Diretor de Informação SIC
Sérgio Figueiredo - Diretor de Informação TVI

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47