sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Boicote às eleições na Covilhã terminou às 9:15

A mesa de voto na Escola da Erada, concelho da Covilhã, abriu às 09:15, depois de a GNR ter retirado, às 08:40, o cadeado que impedia o acesso ao local.

SIC

Este boicote às eleições está relacionada com o encerramento daquele estabelecimento de ensino.

No local estão ainda cerca 10 de pessoas, que compõem o que dizem ser um "protesto pacífico".

"Se a mesa de voto abrir não impediremos ninguém de votar, mas nós não o faremos porque se esta escola não serve para estudar, também não serve para votar", disse Sara Fonseca, uma das pessoas que se juntou à ação de protesto.

Entretanto, os membros que compõem à mesa de voto eleitoral, que tem 715 votantes inscritos, aguardavam pelas 08:05 a chegada das autoridades.

"Encontramos o portão fechado a cadeado e, naturalmente, não conseguimos entrar, por isso, vamos esperar que a GNR e depois veremos se a situação se resolve e se haverá condições para abrir a mesa de voto ", disse à agência Lusa, Flávio Antunes, presidente da mesa de voto

A escola, que este ano poderia ter 17 alunos, foi encerrada no ano letivo de 2013/2014, medida governamental que foi e continua a ser contestada.

"O nosso objetivo é que reabram a escola, mas também queremos que nos expliquem porque é que esta escola fechou e outras que tinham menos alunos continuam a funcionar", acrescentou Marta Sousa, mãe de duas crianças, uma das quais a frequentar o primeiro ano do ensino básico.

Rui Machial, outro dos presentes, destaca o facto de este ano letivo não ter sido encerrada mais nenhuma escola no concelho, isto apesar de várias terem estado sinalizadas: "Não estamos aqui para pedir que as outras escolas fechem, mas também não podemos deixar de dar conta, que em ao de eleições essas medidas foram suspensas".

Vestidos de preto em sinal de luto, e com folhas que colocaram no local em que pedem "igualdade", os manifestantes recordam argumentos antigos, designadamente o facto de as crianças serem obrigadas a andar de transportes diariamente para irem para a escola de acolhimento, que fica a cerca de cinco quilómetros.

Garantem ainda que a decisão não se traduziu numa poupança, já que é necessário assegurar transportes e alimentação para as 17 crianças.

Mais de 9,6 milhões de eleitores são hoje chamados a votar para a escolha de 230 deputados à Assembleia da República, resultado que ditará também a escolha de um futuro Governo.

A estas eleições concorrem 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".