sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Boicote às eleições na Covilhã terminou às 9:15

A mesa de voto na Escola da Erada, concelho da Covilhã, abriu às 09:15, depois de a GNR ter retirado, às 08:40, o cadeado que impedia o acesso ao local.

SIC

Este boicote às eleições está relacionada com o encerramento daquele estabelecimento de ensino.

No local estão ainda cerca 10 de pessoas, que compõem o que dizem ser um "protesto pacífico".

"Se a mesa de voto abrir não impediremos ninguém de votar, mas nós não o faremos porque se esta escola não serve para estudar, também não serve para votar", disse Sara Fonseca, uma das pessoas que se juntou à ação de protesto.

Entretanto, os membros que compõem à mesa de voto eleitoral, que tem 715 votantes inscritos, aguardavam pelas 08:05 a chegada das autoridades.

"Encontramos o portão fechado a cadeado e, naturalmente, não conseguimos entrar, por isso, vamos esperar que a GNR e depois veremos se a situação se resolve e se haverá condições para abrir a mesa de voto ", disse à agência Lusa, Flávio Antunes, presidente da mesa de voto

A escola, que este ano poderia ter 17 alunos, foi encerrada no ano letivo de 2013/2014, medida governamental que foi e continua a ser contestada.

"O nosso objetivo é que reabram a escola, mas também queremos que nos expliquem porque é que esta escola fechou e outras que tinham menos alunos continuam a funcionar", acrescentou Marta Sousa, mãe de duas crianças, uma das quais a frequentar o primeiro ano do ensino básico.

Rui Machial, outro dos presentes, destaca o facto de este ano letivo não ter sido encerrada mais nenhuma escola no concelho, isto apesar de várias terem estado sinalizadas: "Não estamos aqui para pedir que as outras escolas fechem, mas também não podemos deixar de dar conta, que em ao de eleições essas medidas foram suspensas".

Vestidos de preto em sinal de luto, e com folhas que colocaram no local em que pedem "igualdade", os manifestantes recordam argumentos antigos, designadamente o facto de as crianças serem obrigadas a andar de transportes diariamente para irem para a escola de acolhimento, que fica a cerca de cinco quilómetros.

Garantem ainda que a decisão não se traduziu numa poupança, já que é necessário assegurar transportes e alimentação para as 17 crianças.

Mais de 9,6 milhões de eleitores são hoje chamados a votar para a escolha de 230 deputados à Assembleia da República, resultado que ditará também a escolha de um futuro Governo.

A estas eleições concorrem 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.