sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Angela Merkel espera que "companheiro Pedro" Passos Coelho forme Governo

A chanceler alemã Angela Merkel disse hoje esperar que Pedro Passos Coelho consiga formar Governo, "tendo em conta os resultados eleitorais" em Portugal, e elogiou o trabalho do atual primeiro-ministro ao longo da legislatura.

Reuters

Reuters

© Juan Medina / Reuters

"Enfrentamos situações difíceis na Irlanda, Espanha e Portugal. O nosso companheiro Pedro [Passos Coelho] não pode estar hoje aqui presente, mas tendo em conta o que foram os resultados eleitorais, espero que consiga ter êxito a formar Governo", disse Angela Merkel durante o Congresso do Partido Popular Europeu, que termina hoje em Madrid.

"Os nossos programas são os que trazem estes bons resultados na Europa. Alguém pensa que se poderia ter chegado ao rumo adequado sem os Partidos Populares? Nós não cantamos cantigas aos cidadãos: dissemos que se trabalhássemos duro poderíamos regressar ao bom caminho e foi isso que conseguimos juntos", afirmou.

Na cimeira da direita europeia - perante líderes como o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e dirigentes comunitários como os presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu - Merkel fez o elogio dos governos que defenderam o rigor orçamental durante os anos mais complicados da crise económica e financeira europeia.

A coligação PSD e CDS/PP ganhou as eleições legislativas em Portugal a 04 de outubro, mas sem maioria absoluta, o que poderá abrir a porta a uma coligação de esquerda liderada pelo segundo partido mais votado, o PS, que se encontra em negociações com o Bloco de Esquerda e o PCP com vista a uma solução de Governo.

Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.