sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PCP anuncia acordo para governo PS

ÚLTIMA HORA

O PCP anunciou esta tarde que estão reunidas as condições para "assegurar um governo da iniciativa do PS" e "uma solução duradoura". O Bloco de Esquerda também já tinha revelado acordo com os socialistas. Hoje à noite, o líder do PS explica os contornos do entendimento numa entrevista exclusiva na SIC.

MANUEL DE ALMEIDA

Em comunicado publicado no site oficial, o PCP revela que:

"enviou ao PS esta tarde o texto de 'Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política', no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura".

Os comunistas reafirmam a intenção de apresentar uma "moção de rejeição do Programa do Governo que será votada na próxima terça-feira na Assembleia da República".

O partido já tinha anunciado que este domingo vai reunir o Comité Central.

O líder do PS dá hoje uma entrevista exclusiva à SIC e SIC Notícias, a partir das 20:00, onde vai explicar as negociações à esquerda.

  • Coligação voltava a ganhar eleições
    1:45

    País

    Se o país fosse hoje a votos a coligação voltava a ganhar e desta vez mais perto da maioria absoluta. No estudo da Eurosondagem SIC/Expresso, o PS sobe ligeiramente, mas, depois de um mês de negociações à esquerda, António Costa é o que mais desce na popularidade.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.