sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Lobo Xavier considera "utópico e estático" programa do PS

O antigo deputado do CDS, António Lobo Xavier, caracterizou hoje o programa do PS como "utópico e estático" e assumiu esperar que um governo de esquerda não dure os quatro anos da legislatura.

"Já havia algum afastamento da realidade quanto ao programa base do PS, quanto mais agora, parece-me completamente utópico e estático. Não mede o efeito negativo que na economia vai ter só este período, este começo em que estamos", afirmou o advogado à margem da apresentação do livro "Jovens e a Política" do social-democrata José Miguel Bettencourt.

Para o centrista, o programa do PS não contempla "o efeito sobre os juros, o efeito sobre o investimento" do presente quadro político pelo que "parece uma grande utopia".

"Este programa, pelo menos na parte em que o conhecemos, é muito menos parecido com o programa do PS do que o programa da maioria, incluindo as medidas que foram propostas do programa do PS", destacou Lobo Xavier para quem "os programas não valem nada porque as pessoas, por razão de poder, podem desistir completamente".

Disse ainda que "mais do que a questão da legitimidade, estamos a assistir a uma certa degradação do modo como os eleitos enfrentam os eleitores e respeitam as campanhas e o esclarecimento da opinião pública".

Quanto ao acordo feito entre PS, PCP, BE e PEV, Lobo Xavier acredita que "a política subjacente a esta coligação de esquerda é uma política profundamente errada que vai produzir um atraso no desenvolvimento de Portugal, que vai fazer campeada a demagogia desenfreada [e] vai trazer velhos hábitos".

"Não posso falar de esperanças de quatro anos, espero que não dure quatro anos", atirou o também comentador que disse desconhecer o conteúdo do compromisso entre os quatro partidos pelo que optou por apenas "manifestar" a sua vontade de que "não seja" para durar.

Lobo Xavier assinalou que "apesar de haver um acordo no parlamento" não acredita que seja "de estabilidade" e teme que "coloque Portugal nos velhos hábitos e volte atrás com boa parte do esforço que foi feito neste últimos quatro anos".

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.