sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cavaco Silva e Passos Coelho reúnem-se esta quarta-feira

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o Presidente da República, reúnem-se esta quarta-feira. O encontro foi convocado por Cavaco Silva e está marcado para as 16:30.

Cavaco e Passos reuniram-se dois dias após as eleições legislativas.

Cavaco e Passos reuniram-se dois dias após as eleições legislativas.

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai ser recebido pelo Presidente da República na habitual reunião semanal, um dia após a aprovação da moção de rejeição ao programa do Governo que implicou a queda do executivo PSD/CDS-PP.

De acordo com a agenda do chefe de Estado, Passos Coelho será recebido às 16:30.

O programa do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, foi hoje rejeitado no parlamento, o que implica a demissão do executivo, que se mantém em regime de gestão até um futuro executivo tomar posse.

Com a demissão do Governo o processo regressa, assim, às mãos do Presidente da República não existindo nenhum prazo estipulado na Constituição para que efetue novas diligências.

A única imposição constitucional é que o chefe de Estado ouça os partidos antes de indigitar um novo primeiro-ministro.

Antes de receber o primeiro-ministro, Cavaco Silva receberá o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Com Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite