sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cavaco Silva e Passos Coelho reúnem-se esta quarta-feira

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o Presidente da República, reúnem-se esta quarta-feira. O encontro foi convocado por Cavaco Silva e está marcado para as 16:30.

Cavaco e Passos reuniram-se dois dias após as eleições legislativas.

Cavaco e Passos reuniram-se dois dias após as eleições legislativas.

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai ser recebido pelo Presidente da República na habitual reunião semanal, um dia após a aprovação da moção de rejeição ao programa do Governo que implicou a queda do executivo PSD/CDS-PP.

De acordo com a agenda do chefe de Estado, Passos Coelho será recebido às 16:30.

O programa do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, foi hoje rejeitado no parlamento, o que implica a demissão do executivo, que se mantém em regime de gestão até um futuro executivo tomar posse.

Com a demissão do Governo o processo regressa, assim, às mãos do Presidente da República não existindo nenhum prazo estipulado na Constituição para que efetue novas diligências.

A única imposição constitucional é que o chefe de Estado ouça os partidos antes de indigitar um novo primeiro-ministro.

Antes de receber o primeiro-ministro, Cavaco Silva receberá o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Com Lusa

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47