sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Costa deve responder hoje mesmo por escrito a Cavaco

O secretário-geral do PS, António Costa, deverá responder por escrito hoje mesmo à clarificação requerida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, sobre questões que considera omissas nos acordos de Governo subscritos pela esquerda parlamentar.

MANUEL DE ALMEIDA / EPA

Esta informação foi transmitida à agência Lusa pelo presidente e líder parlamentar do PS, Carlos César, depois de o secretário-geral socialista ter sido esta manhã recebido em Belém pelo Presidente da República - audiência que durou cerca de 30 minutos e no final da qual António Costa não prestou quaisquer declarações aos jornalistas.

"O Presidente da República solicitou ao secretário-geral do PS a clarificação formal de questões que, estando omissas nos documentos, distintos e assimétricos, subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista "Os Verdes", suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um Governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

Na nota é também referido que o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, encarregou, o secretário-geral do PS, António Costa, de desenvolver esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível".

  • As seis exigências de Cavaco para um governo de esquerda
    1:41

    Novo Governo

    Cavaco Silva só dá posse a um governo liderado por António Costa se houver uma clarificação dos acordos com os restantes partidos de esquerda. O Presidente da República abriu caminho para um possível executivo socialista, mas deixou várias exigências. A esquerda terá de garantir a aprovação de moções de confiança e dos Orçamentos do Estado, o cumprimento das regras de disciplina orçamental e o respeito pelos compromissos internacionais.

  • Cavaco Silva exige "clarificações" a Costa

    Novo Governo

    O Presidente da República encarregou o secretário-geral do PS de apresentar uma solução de governo estável e duradoura, mas pede várias garantias e clarificações. Cavaco entregou uma lista com seis tópicos a António Costa, que foi esta manhã chamado ao Palácio de Belém.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.