sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Presidente do Conselho Europeu dá boas vindas a Costa e agradece a Passos

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao secretário-geral do PS pela sua indigitação como primeiro-ministro, dando as "boas vindas" a António Costa e deixando um agradecimento ao seu antecessor.

Darko Vojinovic

Na mensagem enviada a António Costa, e divulgada em Bruxelas, Tusk adverte que "é crucial que Portugal garanta disciplina nas finanças públicas e que continue o programa de reformas económicas com o objetivo de promover o investimento, e estimular o crescimento e o emprego".

"Estou convencido de que, sob a sua direção, Portugal vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia, para completar a união monetária e para as respostas necessárias às ameaças geopolíticas", escreve Donald Tusk, que também diz acreditar que, sob a liderança de António Costa, o país "vai beneficiar de estabilidade política e coesão social" necessárias para fazer face aos desafios.

Donald Tusk faz ainda referência ao próximo Conselho Europeu, que terá lugar já no domingo -- uma cimeira extraordinária UE-Turquia sobre migrações -, e que deverá assinalar a estreia de António Costa em cimeiras de chefes de Estado e de Governo da UE, depois de Portugal ter sido representado desde 2011 nos Conselhos Europeus por Pedro Passos Coelho.

"Dou-lhe as boas-vindas ao Conselho Europeu deste domingo e espero vir a trabalhar em estreita colaboração consigo durante o seu mandato. Gostaria também de agradecer calorosamente a Pedro Passos Coelho, seu predecessor como primeiro-ministro, pelo seu empenho europeu e variadas contribuições durante muitas reuniões do Conselho Europeu", conclui Tusk.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.