sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Presidente do Conselho Europeu dá boas vindas a Costa e agradece a Passos

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao secretário-geral do PS pela sua indigitação como primeiro-ministro, dando as "boas vindas" a António Costa e deixando um agradecimento ao seu antecessor.

Darko Vojinovic

Na mensagem enviada a António Costa, e divulgada em Bruxelas, Tusk adverte que "é crucial que Portugal garanta disciplina nas finanças públicas e que continue o programa de reformas económicas com o objetivo de promover o investimento, e estimular o crescimento e o emprego".

"Estou convencido de que, sob a sua direção, Portugal vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia, para completar a união monetária e para as respostas necessárias às ameaças geopolíticas", escreve Donald Tusk, que também diz acreditar que, sob a liderança de António Costa, o país "vai beneficiar de estabilidade política e coesão social" necessárias para fazer face aos desafios.

Donald Tusk faz ainda referência ao próximo Conselho Europeu, que terá lugar já no domingo -- uma cimeira extraordinária UE-Turquia sobre migrações -, e que deverá assinalar a estreia de António Costa em cimeiras de chefes de Estado e de Governo da UE, depois de Portugal ter sido representado desde 2011 nos Conselhos Europeus por Pedro Passos Coelho.

"Dou-lhe as boas-vindas ao Conselho Europeu deste domingo e espero vir a trabalhar em estreita colaboração consigo durante o seu mandato. Gostaria também de agradecer calorosamente a Pedro Passos Coelho, seu predecessor como primeiro-ministro, pelo seu empenho europeu e variadas contribuições durante muitas reuniões do Conselho Europeu", conclui Tusk.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.