sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Secretário-geral do partido socialista espanhol felicita primeiro-ministro António Costa

O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, felicitou hoje o seu homólogo socialista português, António Costa, pela sua indigitação como primeiro-ministro, desejando-lhe "muito êxito à frente do Governo" luso.

© Eloy Alonso / Reuters

Numa mensagem divulgada hoje na rede social Twitter, Pedro Sánchez adiantou que já "felicitou pessoalmente António Costa, o novo primeiro-ministro de Portugal", acrescentando que lhe desejou "muito êxito" à frente do executivo português.

Sánchez enfrenta eleições gerais em Espanha (o equivalente às legislativas em Portugal) no próximo dia 20 de dezembro, nas quais tentará afastar o governo conservador (direita) do PP de Mariano Rajoy.

As últimas sondagens em Espanha indicam que o PSOE está a recuperar terreno no segundo lugar das intenções de voto, mas a curta distância dos emergentes Ciudadanos (centro-direita, de Albert Rivera) e do Podemos (esquerda) de Pablo Iglesias. O PP continua a liderar as intenções de voto, mas longe de uma maioria absoluta (que conseguiu nas eleições de 2011).

Os estudos de opinião indicam, assim, que os principais partidos poderão ter de fazer pactos pós-eleitorais para constituir maiorias no Congresso dos Deputados (parlamento).

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, indicou hoje o secretário-geral do PS, António Costa, para primeiro-ministro.

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro", indica a Presidência da República numa nota.

A mesma nota refere que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, em gestão "não corresponderia ao interesse nacional".

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.