sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Rui Vieira Nery diz que João Soares na Cultura é sinal da prioridade dada ao setor

O musicólogo Rui Vieira Nery, ex-secretário de Estado da Cultura (1995/97), afirmou à Lusa que a nomeação de João Soares para a pasta ministerial da Cultura é "um sinal da prioridade política dada" por António Costa a esta área.

LUSA

"Em minha opinião, a atribuição da pasta da Cultura a um ministro com o peso político pessoal que uma figura como João Soares terá necessariamente no seio do Governo, é um sinal da prioridade política dada pelo primeiro-ministro [António Costa] a esta área, e uma garantia de que lhe serão dados os meios necessários para a concretização do programa cultural do Partido Socialista", disse à Lusa Vieira Nery, que foi secretário de Estado da Cultura do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres.

Nery recordou ainda que o programa do PS para a Cultura foi "subscrito na íntegra pelas demais forças políticas que apoiam o seu Governo no parlamento", designadamente PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes.

"João Soares tem provas dadas de sensibilidade para com este setor, que geriu com excelentes resultados na Câmara de Lisboa, e tem o dinamismo necessário para a tarefa tremenda da reconstrução de um ministério que tinha sido literalmente dinamitado pelo Governo anterior", rematou Rui Vieira Nery.

João Soares, de 66 anos, está nomeado para a pasta da Cultura do XXI Governo Constitucional, sendo a primeira vez que assume funções governativas, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Lisboa, entre outras funções, como as de eurodeputado, de 1994 a 1995, e membro do Conselho de Estado, de 1999 a 2002.

Lusa

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22