sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Rui Vieira Nery diz que João Soares na Cultura é sinal da prioridade dada ao setor

O musicólogo Rui Vieira Nery, ex-secretário de Estado da Cultura (1995/97), afirmou à Lusa que a nomeação de João Soares para a pasta ministerial da Cultura é "um sinal da prioridade política dada" por António Costa a esta área.

LUSA

"Em minha opinião, a atribuição da pasta da Cultura a um ministro com o peso político pessoal que uma figura como João Soares terá necessariamente no seio do Governo, é um sinal da prioridade política dada pelo primeiro-ministro [António Costa] a esta área, e uma garantia de que lhe serão dados os meios necessários para a concretização do programa cultural do Partido Socialista", disse à Lusa Vieira Nery, que foi secretário de Estado da Cultura do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres.

Nery recordou ainda que o programa do PS para a Cultura foi "subscrito na íntegra pelas demais forças políticas que apoiam o seu Governo no parlamento", designadamente PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes.

"João Soares tem provas dadas de sensibilidade para com este setor, que geriu com excelentes resultados na Câmara de Lisboa, e tem o dinamismo necessário para a tarefa tremenda da reconstrução de um ministério que tinha sido literalmente dinamitado pelo Governo anterior", rematou Rui Vieira Nery.

João Soares, de 66 anos, está nomeado para a pasta da Cultura do XXI Governo Constitucional, sendo a primeira vez que assume funções governativas, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Lisboa, entre outras funções, como as de eurodeputado, de 1994 a 1995, e membro do Conselho de Estado, de 1999 a 2002.

Lusa

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.