sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

António Costa participa na sua 1ª cimeira da UE já no domingo em Bruxelas

O novo primeiro-ministro, António Costa, participará pela primeira vez num Conselho Europeu já no domingo, numa cimeira extraordinária União Europeia-Turquia sobre migrações, três dias depois da tomada de posse do XXI Governo Constitucional.

© Hugo Correia / Reuters

Imediatamente após da cimeira de Bruxelas, o novo chefe de Governo português rumará a Paris, na segunda-feira, para o seu segundo compromisso internacional nas novas funções, a abertura da Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Clima, confirmou à Lusa fonte do seu gabinete.

Na passada terça-feira, depois do anúncio da indigitação pelo Presidente da República, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enviou uma mensagem de felicitações ao líder do PS na qual aproveitava para lhe dar "as boas-vindas ao Conselho Europeu deste domingo", 29 de novembro, que assinalará a estreia de António Costa em cimeiras de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE).

No entanto, Bruxelas está longe de ser estranha a António Costa, que no seu percurso político já foi eurodeputado (2004-2005), participou em Conselhos da UE como ministro da Justiça (1999-2002) e da Administração Interna (2005-2007), em muitas reuniões do Comité das Regiões enquanto presidente da Câmara de Lisboa, além das "minicimeiras" do Partido Socialista Europeu nas quais participou nos últimos meses como líder do PS.

Vários ministros do XXI Governo Constitucional também terão a sua "estreia" em palcos europeus poucos dias após tomarem posse, dado terem lugar vários Conselhos de Ministros da UE nas próximas duas semanas.

Agendada está já uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, a 01 e 02 de dezembro em Bruxelas, que deverá ser a primeira em Bruxelas no novo chefe de diplomacia, Augusto Santos Silva, que, todavia, já tem experiência de reuniões tanto na Aliança Atlântica como no Conselho, como ministro da Defesa (2009-2011).

Já na próxima semana realizar-se-ão em Bruxelas Conselhos de Ministros da Competitividade da UE (30 de novembro e 01 de dezembro), no qual Portugal deverá fazer-se representar pelo novo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e de Justiça e Assuntos Internos (03 e 04 de dezembro), nos quais é aguardada a presença das novas ministras Francisca Van Dunem (Justiça) e Constança Urbano de Sousa (Administração Interna).

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.