sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Costa compromete-se a cumprir meta do défice de 2015

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é do "estrito interesse nacional" que Portugal possa sair do procedimento por défice excessivo e comprometeu-se, nesse objetivo, a não aumentar despesa nem diminuir receita até ao fim do ano.

Lusa

Lusa

M\303\201RIO CRUZ

"É do estrito interesse nacional que nada aconteça nestes próximos 29 dias que possa perturbar um objetivo que todo o país comunga, que é que o país possa sair do procedimento por défice excessivo. Portanto, este Governo nos próximos 29 dias tudo fará para nem diminuir receita nem aumentar despesa relativamente ao ponto em que estávamos no dia em que tomámos posse", afirmou António Costa.

O chefe do executivo falava no Parlamento, durante a apresentação do Programa do XXI Governo Constitucional, em resposta ao líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, que o questionou sobre o objetivo de o défice ficar abaixo dos 3% para que Portugal possam deixar de estar sujeito às regras que se aplicam aos países com défice excessivo.

Na introdução à pergunta, Nuno Magalhães saudou António Costa como primeiro-ministro que não venceu as eleições e na resposta o líder do executivo cumprimentou toda a bancada centrista e afirmou: "Não classifico como vencedor ou perdedor porque já não me lembro desde quando o CDS vai a votos".

"Permita-me que procure atenuar o seu ar algo tenso com uma pequena nota de humor. É verdade que fui eu que negociei com o PCP, mas pelos vistos foram os senhores que ficaram com a cassete", acrescentou António Costa para reiterar que a maioria de esquerda não se limitou a deitar abaixo o anterior governo, mas constituiu-se como alternativa.

Lusa

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.