sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Morreu Manoel de Oliveira

O cineasta Manoel de Olveira morreu esta manhã em casa, nos Pinhais da Foz, Porto. Tinha 106 anos de idade. Era o realizador de cinema mais velho do mundo.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

Matt Sayles

Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto a 11 de dezembro de 1908, ainda no período da monarquia. Foi cineasta, diretor, argumentista e também actor.

Era considerado o realizador mais velho no activo. A primeira longa metragem marcou a carreira de Manoel de Oliveira - "Aniki Bobó", de 1942.

Deixa uma carreira com mais de 50 dezenas de filmes, incluindo curtas e médias metragens. O último filme a ser exibido, com assinatura de Manoel de Oliveira, foi em 2012, o Gebo e a Sombra.

Além de cineasta, era também um apaixonado por desporto. Dizia que não estava cansado. Só estava cansado quando não trabalhava.
  • A vida de Manoel de Oliveira

    Infografias

    Desde criança que Manoel de Oliveira sentiu enorme fascínio pelo cinema. O pai levava-o em miúdo a assistir às primeiras obras da sétima arte. A sua vida é pontuada por períodos de paragem na produção cinematográfica, nas décadas de 1940 e 1950 foram muitos os projetos que ficaram na gaveta. Contou com a ajuda da família para manter a chama acesa e continuar a produzir os seus filmes até, mais tarde, ter o reconhecimento que lhe permitiu uma atividade regular. Mas da sua vida fazem parte outras paixões, como a do desporto, que o tornou popular durante a sua juventude. Momentos que marcam a vida do realizador mais velho do Mundo.

  • Longas-metragens

    Infografias

    Manoel de Oliveira realizou mais de três dezenas de longas-metragens. Um dos filmes, rodado em 1982, só poderá ser mostrado publicamente após a sua morte. Visitas ou Memórias e Confissões foi feito quando o cineasta tinha 74 anos, numa altura em que se pensava que a sua carreira não demoraria muito a terminar. Afinal após essa data a sua produção tornou-se mais regular e intensa.

  • Atores preferidos

    Infografias

    Manoel de Oliveira sempre mostrou uma preferência especial por um grupo de atores portugueses com quem costuma trabalhar com regularidade nos seus filmes: Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira, Diogo Dória, Rogério Samora, Miguel Guilherme, Isabel Ruth, Leonor Baldaque e o seu neto Ricardo Trêpa. Também trabalharam com Manoel de Oliveira atores de renome internacional, tais como Catherine Deneuve, John Malkovich, Michel Piccoli, Marcello Mastroianni e Lima Duarte.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11