sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

O pais despediu-se hoje de Manoel de Oliveira. As cerimónias fúnebres decorreram esta tarde no Porto. Um dos momentos marcantes foi a saída da urna da Igreja do Cristo Rei.

No exterior da igreja, estavam centenas de pessoas, muitos anónimos que quiseram transmitir à família esse pesar e condolências, mas também lembrar Manoel de Oliveira enquanto realizador, homem da cultura e das artes e enquanto pessoa. 

A acompanhar os mais próximos do realizador - a mulher, os filhos, netos e restantes familiares e amigos -, estiveram muitas figuras da vida pública e política nacional, como o Presidente da República e o primeiro-ministro, que fizeram questão de se deslocar ao Porto. 

Muitas flores e aplausos na partida do cortejo para o cemitério de Agramonte, onde o cineasta ocupa agora lugar no jazigo da família.
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.