sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

O pais despediu-se hoje de Manoel de Oliveira. As cerimónias fúnebres decorreram esta tarde no Porto. Um dos momentos marcantes foi a saída da urna da Igreja do Cristo Rei.

No exterior da igreja, estavam centenas de pessoas, muitos anónimos que quiseram transmitir à família esse pesar e condolências, mas também lembrar Manoel de Oliveira enquanto realizador, homem da cultura e das artes e enquanto pessoa. 

A acompanhar os mais próximos do realizador - a mulher, os filhos, netos e restantes familiares e amigos -, estiveram muitas figuras da vida pública e política nacional, como o Presidente da República e o primeiro-ministro, que fizeram questão de se deslocar ao Porto. 

Muitas flores e aplausos na partida do cortejo para o cemitério de Agramonte, onde o cineasta ocupa agora lugar no jazigo da família.
  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.