sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

Urna de Manoel de Oliveira depositada no jazigo da família

O pais despediu-se hoje de Manoel de Oliveira. As cerimónias fúnebres decorreram esta tarde no Porto. Um dos momentos marcantes foi a saída da urna da Igreja do Cristo Rei.

No exterior da igreja, estavam centenas de pessoas, muitos anónimos que quiseram transmitir à família esse pesar e condolências, mas também lembrar Manoel de Oliveira enquanto realizador, homem da cultura e das artes e enquanto pessoa. 

A acompanhar os mais próximos do realizador - a mulher, os filhos, netos e restantes familiares e amigos -, estiveram muitas figuras da vida pública e política nacional, como o Presidente da República e o primeiro-ministro, que fizeram questão de se deslocar ao Porto. 

Muitas flores e aplausos na partida do cortejo para o cemitério de Agramonte, onde o cineasta ocupa agora lugar no jazigo da família.
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42