sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares dedicou prémio dos Globos de Ouro a Maria Barroso

Mário Soares dedicou prémio dos Globos de Ouro a Maria Barroso

Mário Soares recebeu em 1997 o Prémio Mérito e Excelência, na Gala dos Globos de Ouro da SIC. No discurso de agradecimento, Soares fez referência ao seu percurso político e dedicou o prémio à sua mulher e companheira de sempre, Maria Barroso.

  • Entrevista a Mário Soares antes das presidenciais de 2006
    26:27

    Mário Soares 1924-2017

    Mário Soares teve o seu último grande desafio político nas presidenciais de 2006. Aos 81 anos sentia-se com vitalidade e cheio de força para levar pela frente outros desafios. Numa visita guiada à sua casa, acompanhado pela jornalista Anabela Neves, mostrou alguns deles, incluindo um que estava a nascer no seu terraço. Soares recebeu a SIC, na sua casa do Campo Grande, em Lisboa, em dezembro de 2005.

  • Últimas aparições públicas de Mário Soares
    2:39

    Mário Soares 1924-2017

    No último ano foram raras as aparições públicas de Mário Soares. Mas este verão, o ex-Presidente da República ainda participou em duas homenagens. A última aparição pública foi em setembro, numa homenagem a Maria Barroso. Em Julho, Soares foi homenageado em São Bento pelos 40 anos do 1º Governo Constitucional, uma cerimónia na qual também discursaram o primeiro-ministro, António Costa, e o antigo chefe de Governo, Francisco Pinto Balsemão.

  • As últimas batalhas políticas de Mário Soares
    3:19

    Mário Soares 1924-2017

    Nos últimos anos, foram vários as ocasiões em que Mário Soares não se inibiu de assumir publicamente posições políticas controversas. Foi um dos principais críticos do anterior Governo e do ex-Presidente da República, não escondeu a desilusão com a liderança socialista de António José Seguro e foi um dos grandes apoiantes de António Costa nas primárias do PS. Mário Soares foi também um dos principais defensores de José Sócrates.

  • José Eduardo dos Santos há 38 anos no poder
    2:42

    Mundo

    José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente com mais tempo de liderança a nível mundial, quase 38 anos. Este ano, anunciou que não voltaria a concorrer às eleições, mas mantêm-se, por enquanto, como presidente do MPLA. No dia em que os angolanos foram às urnas para escolher o seu sucessor, apresentamos a vida de José Eduardo dos Santos.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.