sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Milhares prestaram homenagem a Soares na sede do PS

Milhares prestaram homenagem a Soares na sede do PS

A sede nacional do Partido Socialista esteve este domingo aberta durante todo o dia. Milhares de pessoas assinaram o livro de condolências e lembraram Mário Soares como uma das figuas mais importantes do século XX.

  • Mário Soares, uma vida

    Mário Soares 1924-2017

    Mário Soares nasceu em 1924 na cidade de Lisboa. Foi primeiro-ministro e Presidente da República. Polémico, ciente do seu próprio estatuto, observador incansável de Portugal e do mundo, Soares construiu-se e edificou-se como símbolo nacional de resistência e liberdade. Mesmo sem consensos que a História não conseguiu validar, tantas vezes inimigos da singularidade de um perfil. Mário Alberto Nobre Lopes Soares morreu, a 7 de janeiro, às 15h28, na "presença constante" dos filhos, Isabel e João, depois de 26 dias internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Tinha 92 anos.

  • O regresso de Soares a Portugal após o 25 de abril
    3:46

    Mário Soares 1924-2017

    Por força das circunstâncias, Mário Soares assistiu fora de Portugal ao Movimento dos Capitães de Abril. Três dias depois da revolução, regressou ao país novo, envolto num banho de multidão que o acolheu vindo de Paris. Era o início de um longo e inédito protagonismo no Portugal democrático.

  • Soares, o Presidente
    4:07

    Mário Soares 1924-2017

    Mário Soares cumpriu dois mandatos como Presidente da República. A sua ascensão a Belém ficou marcada por um duro combate político com a direita. Já enquanto Chefe do Estado, protagonizou com Cavaco Silva alguns dos momentos mais vivos de luta política entre dois homens com personalidades muito distintas. Os dois mandatos na Presidência ficam para sempre marcados pelas Presidências Abertas: o político ficou ainda mais popular nos contactos mantidos junto do povo.

  • Soares, primeiro-ministro
    5:02

    Mário Soares 1924-2017

    Não foram fáceis os tempos em que Mário Soares presidiu aos governos da jovem democracia. Eleito chefe do Executivo do I Governo Constitucional, sê-lo-ia também do II e do IX. Os pedidos de ajuda ao FMI e a entrada de Portugal na CEE marcaram a ação governativa do histórico socialista.

  • Últimas aparições públicas de Mário Soares
    2:39

    Mário Soares 1924-2017

    No último ano foram raras as aparições públicas de Mário Soares. Mas este verão, o ex-Presidente da República ainda participou em duas homenagens. A última aparição pública foi em setembro, numa homenagem a Maria Barroso. Em Julho, Soares foi homenageado em São Bento pelos 40 anos do 1º Governo Constitucional, uma cerimónia na qual também discursaram o primeiro-ministro, António Costa, e o antigo chefe de Governo, Francisco Pinto Balsemão.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.