sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Adeus a Mário Soares

Chegou ao Mosteiro dos Jerónimos o cortejo fúnebre de Mário Soares. As cerimónias começaram esta manhã junto à casa do ex-Presidente da República, em Lisboa, com passagem também nos Paços do Concelho. Acompanhe aqui em direto a emissão especial da SIC Notícias.

O cortejo fúnebre de Mário Soares chegou às 13:07 ao Mosteiro dos Jerónimos, sob aplausos das pessoas que aguardavam a passagem da charrete que transporta a urna.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, receberam o cortejo. Antes da abertura da câmara ardente ao público, as duas mais altas figuras do Estado acompanharam a chegada da urna, num momento reservado à família, a quem apresentaram os seus pêsames.

No local esteve também a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a representar o Governo, em substituição do primeiro-ministro, António Costa, que se encontra na Índia em visita de Estado.

Antes, a meio da manhã, foi na Câmara Municipal de Lisboa que a urna passou do carro funerário para um armão - uma espécie de charrete - da Guarda Nacional Republicana.

Os restos mortais do antigo Presidente foram recebidos pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, por vereadores do executivo e outros autarcas e ainda pela família, representada pelos filhos João e Isabel Soares e pelos netos Jonas e Lilah Soares.

A assistir, estavam também cerca de 200 de populares, que se mantiveram em silêncio durante a ocasião. As palmas ouviram-se na chegada do corpo e durante a transladação, tornando-se mais intensas com o início da marcha da charrete cerimonial.

O cortejo teve como ponto de partida oficial a casa do antigo Presidente da República, no Campo Grande, de onde arrancou às 11:05.

Quando aqui chegou, vindo da funerária, foi recebido por aplausos de dezenas de pessoas que estavam ali concentradas. Entre os populares ouvia-se: "Soares é fixe".

A câmara ardente estará aberta ao público até à meia-noite.

Haverá ainda um livro de condolências aberto na entrada principal do Museu de Arqueologia, na Praça do Império.

Com Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.