sicnot

Perfil

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Detido homem com armas e explosivos antes de desfile gay em Los Angeles

Um homem com um arsenal de armas e explosivos foi detido pela polícia perto de Los Angeles, algumas horas antes do desfile Gay Pride e após um massacre num clube noturno gay em Orlando, indicaram as autoridades.

© Enrique de la Osa / Reuters

"Um homem foi detido em Santa Monica", localidade costeira ao lado de Los Angeles, hoje de manhã, "na posse de armas e outros materiais perigosos", segundo um comunicado da polícia do condado de Los Angeles.

"Qualquer possível ligação do indivíduo com o desfile Gay Pride que se realiza em West Hollywood", outra localidade ligada a Los Angeles, o segundo maior nos Estados Unidos, "será alvo de investigação da polícia federal", o FBI, acrescenta o comunicado.

Uma porta-voz do FBI confirmou à agência de notícias francesa, AFP, que "está a investigar a partir de uma detenção", em colaboração com a polícia de Santa Monica.

Este departamento policial escusou-se a comentar o sucedido, mas uma fonte próxima do caso confirmou que está ligado a um veículo contendo "materiais explosivos".

A imprensa local noticiou que uma viatura com placa de matrícula do Indiana (norte dos Estados Unidos) foi encontrada pela polícia de Santa Monica na madrugada de hoje.

Ainda segundo a imprensa local, o suspeito terá dito à polícia que estava na cidade para o desfile Gay Pride, a parada anual de orgulho homossexual em que eram esperadas 400.000 pessoas antes do anúncio do massacre em Orlando, em que um atirador fez 50 mortos e 53 feridos num clube noturno gay antes de ser morto a tiro pela polícia.

De acordo com a estação televisiva CNN, foi um vizinho que alertou as autoridades.

A polícia do condado de Los Angeles disse estar "totalmente preparada" para responder a um ataque como o que ocorreu na Florida "se necessário" e que, para o fim de semana do desfile, o número de agentes nas ruas "foi reforçado".

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.