sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Vitória da Alemanha e algumas surpresas no apuramento para o Mundial

A seleção germânica assumiu a liderança do Grupo C de qualificação para o Mundial2018 com um triunfo caseiro sobre a Irlanda do Norte, por 2-0.

© Reuters Staff / Reuters

A Alemanha assumiu esta terça-feira a liderança do Grupo C de qualificação para o Mundial2018 de futebol, com um triunfo caseiro sobre a Irlanda do Norte, por 2-0, num último dia da terceira jornada europeia marcada por algumas surpresas.

Enquanto os germânicos continuam imparáveis, com um registo totalmente vitorioso, a Inglaterra ficou a zero na Eslovénia, a República Checa deixou-se empatar em casa com o Azerbaijão (0-0) e a Dinamarca foi surpreendida por Montenegro, que foi a Copenhaga vencer (1-0).

Em Hannover, os campeões mundiais cedo chegaram a um vantagem de dois golos, por Draxler, aos 13 minutos, e Khedira, aos 17, e acabaram por gerir o encontro até final, perante uma formação irlandesa que raramente incomodou o guarda-redes Manuel Neuer.

Com este triunfo, a Alemanha passou a liderar isolada o Grupo C com nove pontos, mais dois que o inesperado Azerbaijão, que foi a Praga reforçar a ideia de que está na luta pelo apuramento. Os checos somam apenas dois pontos.

No mesmo agrupamento, em Oslo, São Marino ainda sonhou com o empate, quando fez o 1-1 na segunda parte, mas a Noruega acabou por chegar à goleada (4-1), alcançado a sua primeira vitória.

Depois de um triunfo caseiro pouco convincente perante Malta (2-0), na estreia do selecionador interino Gareth Southgate, a Inglaterra não foi além do 'nulo' na Eslovénia, falhado os primeiros pontos no Grupo F.

Mesmo assim, os ingleses continuam na liderança, com sete pontos, mais dois do que Eslovénia e Lituânia, que recebeu e bateu por 2-0 a seleção de Malta, que acabou a partida reduzida a 10 unidades.

Num mau dia para as equipas britânicas, a Escócia sofreu uma pesada derrota por 3-0 na Eslováquia, que somou o primeiro triunfo, muito graças ao 'bis' do extremo Robert Mak.

A maior surpresa aconteceu no Grupo E, com Montenegro a vencer em Copenhaga com um golo solitário de Beqiraj, aos 32 minutos. Vukcevic, médio do Sporting de Braga, foi titular na formação forasteira.

Montenegro até podia ter terminado a noite isolado na liderança do agrupamento, mas um golo de Lewandowski, aos 90+5 minutos, garantiu à Polónia um sofrido triunfo sobre a Arménia, por 2-1.

Em Varsóvia, os polacos jogaram mais de uma hora com mais uma unidade, devido à expulsão do arménio Andonian, aos 30 minutos, mas só chegaram a vitória no último lance do jogo. Com um autogolo, Mkoyan colocou os polacos na frente, aos 48 minutos, mas Pizzelli, aos 50, refez a igualdade e fez a sua equipa acreditar no empate.

Polónia e Montenegro ficaram a somar sete pontos, mais dois do que a Roménia, que é terceira classificada depois de empatar a zero no Cazaquistão.

Lusa

  • "É mais um notável tiro no pé de Passos Coelho"
    4:04

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite, a polémica em torno de Pedro Passos Coelho, depois do presidente do PSD ter pedido desculpas por ter "usado informação não confirmada", ao falar na existência de suicídios, depois desmentidos, como consequência da falta de apoio psicológico na tragédia de Pedrógão Grande. Sousa Tavares considera que Passos Coelho deu "mais um tiro no pé" e defende que o líder da oposição "está notoriamente desgastado" e "caminha para uma tragédia eleitoral autárquica".

    Miguel Sousa Tavares

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.