sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2016

Costa sereno com reunião extraordinária da UE

Costa sereno com reunião extraordinária da UE

António Costa está sereno em relação à decisão do Colégio de Comissários sobre o orçamento português. Em Berlim, o primeiro-ministro assegura que o Orçamento do Estado, para este ano, representa a viragem na página da austeridade. Costa sublinhou ainda que o tema não consta da agenda de trabalhos para o encontro que tem marcado com a chanceler alemã, Angela Merkel. Antes da visita à feira de manhã, António Costa reuniu-se com o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros na embaixada portuguesa, um encontro à margem da agenda oficial, como nos conta o enviado da SIC, José Manuel Mestre.

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje estar sereno com a reunião extraordinária do colégio de comissários que irá tomar uma decisão sobre o esboço do Orçamento do Estado português para 2016.

"Estou sereno. Agora é aguardar", disse António Costa, que falava aos jornalistas à margem da feira da agricultura em Berlim, garantindo que o trabalho que o governo fez "está feito, agora é altura da Comissão e parlamento o apreciarem".

António Costa garantiu ainda que o orçamento foi aprovado "por unanimidade e aclamação".

O colégio de comissários reúne-se hoje extraordinariamente às 14:00 locais (13:00 de Lisboa), para tomar uma decisão sobre o esboço de OE2016 português.

No encontro, o colégio da 'Comissão Juncker' irá decidir se o projeto de plano orçamental português para 2016 acarreta "incumprimentos particularmente graves" do Pacto de Estabilidade e Crescimento, determinando assim se o Governo precisa ou não de apresentar um documento revisto.

Rodeado de produtores de fruta, legumes e flores portugueses, António Costa admitiu esperar que a reunião do executivo comunitário "dê frutos".

Na agenda do primeiro-ministro português segue-se um almoço de trabalho com a chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, estando em cima da mesa assuntos europeus.

António Costa frisou aos jornalistas que o encontro se irá centrar na crise dos refugiados e ainda no referendo de permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, o denominado "Brexit".

"Portugal tem o direito de ser solidário no esforço da vigilância das fronteias externas. Estamos dispostos a ajudar a Alemanha no esforço que há a enfrentar", adiantou.

Com Lusa

  • Governo acredita que Bruxelas vai aprovar Orçamento do Estado
    2:03

    Orçamento do Estado 2016

    Ainda sem o aval da Comissão Europeia, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a proposta final de Orçamento do Estado para este ano. O documento vai ser entregue esta sexta-feira no Parlamento e apresentado ao país pelo ministro das Finanças. Ao que a SIC apurou, o Governo espera, a qualquer momento, pela avaliação dos comissários europeus e está confiante de que Bruxelas vai deixar passar o primeiro orçamento de António Costa.

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de um dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projeto prevê a possilidade de o trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Portugal pode perder parte dos fundos comunitários
    2:21

    Economia

    Portugal arrisca-se a perder parte dos fundos comunitários atribuídos ao país, se não acelerar a execução dos programas que têm comparticipação de Bruxelas. A notícia é avançada pelo jornal Público, que revela que o país ainda está longe de cumprir as metas mínimas. O Executivo desdramatiza e acredita que serão cumpridas até ao final do ano. O Governo diz mesmo que Portugal deverá ser um dos países com melhores taxas de execução.

  • Proteína tóxica que se acumula no cérebro pode ser uma das causas do Alzheimer
    2:33

    País

    Uma proteína tóxica que se acumula no cérebro pode ser uma das causadoras do Alzheimer. A revelação, feita pelo prémio Nobel da Medicina de 2014, será discutida no terceiro dia da cimeira mundial sobre doenças neurodegenerativas na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A partir de hoje, serão apresentadas novidade nas investigações científicas sobre a epidemia silenciosa, que atinge 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.