sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2016

Costa sereno com reunião extraordinária da UE

Costa sereno com reunião extraordinária da UE

António Costa está sereno em relação à decisão do Colégio de Comissários sobre o orçamento português. Em Berlim, o primeiro-ministro assegura que o Orçamento do Estado, para este ano, representa a viragem na página da austeridade. Costa sublinhou ainda que o tema não consta da agenda de trabalhos para o encontro que tem marcado com a chanceler alemã, Angela Merkel. Antes da visita à feira de manhã, António Costa reuniu-se com o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros na embaixada portuguesa, um encontro à margem da agenda oficial, como nos conta o enviado da SIC, José Manuel Mestre.

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje estar sereno com a reunião extraordinária do colégio de comissários que irá tomar uma decisão sobre o esboço do Orçamento do Estado português para 2016.

"Estou sereno. Agora é aguardar", disse António Costa, que falava aos jornalistas à margem da feira da agricultura em Berlim, garantindo que o trabalho que o governo fez "está feito, agora é altura da Comissão e parlamento o apreciarem".

António Costa garantiu ainda que o orçamento foi aprovado "por unanimidade e aclamação".

O colégio de comissários reúne-se hoje extraordinariamente às 14:00 locais (13:00 de Lisboa), para tomar uma decisão sobre o esboço de OE2016 português.

No encontro, o colégio da 'Comissão Juncker' irá decidir se o projeto de plano orçamental português para 2016 acarreta "incumprimentos particularmente graves" do Pacto de Estabilidade e Crescimento, determinando assim se o Governo precisa ou não de apresentar um documento revisto.

Rodeado de produtores de fruta, legumes e flores portugueses, António Costa admitiu esperar que a reunião do executivo comunitário "dê frutos".

Na agenda do primeiro-ministro português segue-se um almoço de trabalho com a chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, estando em cima da mesa assuntos europeus.

António Costa frisou aos jornalistas que o encontro se irá centrar na crise dos refugiados e ainda no referendo de permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, o denominado "Brexit".

"Portugal tem o direito de ser solidário no esforço da vigilância das fronteias externas. Estamos dispostos a ajudar a Alemanha no esforço que há a enfrentar", adiantou.

Com Lusa

  • Governo acredita que Bruxelas vai aprovar Orçamento do Estado
    2:03

    Orçamento do Estado 2016

    Ainda sem o aval da Comissão Europeia, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a proposta final de Orçamento do Estado para este ano. O documento vai ser entregue esta sexta-feira no Parlamento e apresentado ao país pelo ministro das Finanças. Ao que a SIC apurou, o Governo espera, a qualquer momento, pela avaliação dos comissários europeus e está confiante de que Bruxelas vai deixar passar o primeiro orçamento de António Costa.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho