sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Previsões e algumas das medidas do Orçamento do Estado

Em desenvolvimento

120 mihões e 100 milhões de euros é quanto o Governo prevê arrecadar com os impostos sobre os produtos petrolíferos e tabaco, respetivamene. São algumas medidas incluídas na proposta do Orçamento do Estado para 2016. Outras medidas:

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

A proposta do OE 2016 prevê uma poupança de 50 milhões de euros em reembolsos ao FMI, que o Executivo já não vai pagar antecipadamente.

O Governo espera arrecadar 120 milhões de euros em 2016 com o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Prevê também conseguir mais 100 milhões de euros com o imposto sobre o tabaco.

Os bancos vão pagar mais 50 milhões de euros numa nova contribuição extraordinária.

O Orçamento do Estado aperta as regras para quem pede baixas por doença. O Governo português comprometeu-se com a Comissão Europeia a reduzir 60 milhões de euros em gastos com subsídios de doença

Entretanto, uma carta enviada hoje pelo ministro das Finanças a Bruxelas cancela a descida da TSU para trabalhadores que ganham menos de 600 euros. O Governo espera poupar 135 milhões com o recuo.

O Governo vai manter uma regra de contração na Administração Pública segundo a qual será possível contratar um trabalhador por cada dois funcionários que deixem a Função Pública.

Na nova previsão do Governo, a economia só vai crescer 1,8% e não os 2,1% anteriormente previstos.

Por outro lado, o défice vai baixar para 2,2%, a proposta inicial apontava para os 2,6%.

A taxa de desemprego deve ficar nos 11,3%, uma décima acima do que estava previsto no esboço do Orçamento.

EM ATUALIZAÇÃO

Última atualização às 17:15

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.