sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Previsões e algumas das medidas do Orçamento do Estado

Em atualização

120 mihões e 100 milhões de euros é quanto o Governo prevê arrecadar com os impostos sobre os produtos petrolíferos e tabaco, respetivamene. São algumas medidas incluídas na proposta do Orçamento do Estado para 2016. Outras medidas:

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

A proposta do OE 2016 prevê uma poupança de 50 milhões de euros em reembolsos ao FMI, que o Executivo já não vai pagar antecipadamente.

O Governo espera arrecadar 120 milhões de euros em 2016 com o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Prevê também conseguir mais 100 milhões de euros com o imposto sobre o tabaco.

Os bancos vão pagar mais 50 milhões de euros numa nova contribuição extraordinária.

O Orçamento do Estado aperta as regras para quem pede baixas por doença. O Governo português comprometeu-se com a Comissão Europeia a reduzir 60 milhões de euros em gastos com subsídios de doença

Entretanto, uma carta enviada hoje pelo ministro das Finanças a Bruxelas cancela a descida da TSU para trabalhadores que ganham menos de 600 euros. O Governo espera poupar 135 milhões com o recuo.

O Governo vai manter uma regra de contração na Administração Pública segundo a qual será possível contratar um trabalhador por cada dois funcionários que deixem a Função Pública.

Na nova previsão do Governo, a economia só vai crescer 1,8% e não os 2,1% anteriormente previstos.

Por outro lado, o défice vai baixar para 2,2%, a proposta inicial apontava para os 2,6%.

A taxa de desemprego deve ficar nos 11,3%, uma décima acima do que estava previsto no esboço do Orçamento.

EM ATUALIZAÇÃO

Última atualização às 17:15

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.