sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Previsões e algumas das medidas do Orçamento do Estado

Em atualização

120 mihões e 100 milhões de euros é quanto o Governo prevê arrecadar com os impostos sobre os produtos petrolíferos e tabaco, respetivamene. São algumas medidas incluídas na proposta do Orçamento do Estado para 2016. Outras medidas:

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

A proposta do OE 2016 prevê uma poupança de 50 milhões de euros em reembolsos ao FMI, que o Executivo já não vai pagar antecipadamente.

O Governo espera arrecadar 120 milhões de euros em 2016 com o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Prevê também conseguir mais 100 milhões de euros com o imposto sobre o tabaco.

Os bancos vão pagar mais 50 milhões de euros numa nova contribuição extraordinária.

O Orçamento do Estado aperta as regras para quem pede baixas por doença. O Governo português comprometeu-se com a Comissão Europeia a reduzir 60 milhões de euros em gastos com subsídios de doença

Entretanto, uma carta enviada hoje pelo ministro das Finanças a Bruxelas cancela a descida da TSU para trabalhadores que ganham menos de 600 euros. O Governo espera poupar 135 milhões com o recuo.

O Governo vai manter uma regra de contração na Administração Pública segundo a qual será possível contratar um trabalhador por cada dois funcionários que deixem a Função Pública.

Na nova previsão do Governo, a economia só vai crescer 1,8% e não os 2,1% anteriormente previstos.

Por outro lado, o défice vai baixar para 2,2%, a proposta inicial apontava para os 2,6%.

A taxa de desemprego deve ficar nos 11,3%, uma décima acima do que estava previsto no esboço do Orçamento.

EM ATUALIZAÇÃO

Última atualização às 17:15

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.