sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Sindicatos da Função Pública reúnem-se 4ª feira nas Finanças para ronda negocial

As estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Administração Pública reúnem-se no Ministério das Finanças, na quarta-feira, com a proposta de Orçamento do Estado para 2016 em cima da mesa das negociações.

© Rafael Marchante / Reuters

As reuniões iniciam-se com a frente sindical coordenada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), pelas 14:30, seguidas da Frente Comum (16:00) e da FESAP - Frente Sindical da Administração Pública (17:30).

Em comunicado, o STE refere que durante esta ronda negocial deverá ficar concluída "a discussão do caderno reivindicativo para 2016 nas matérias com incidência orçamental".

Segundo a estrutura, nesta reunião, será também discutido e formalizado com Governo, o acordo de princípios para desencadear novo procedimento negocial a desenvolver durante o ano de 2016 relativo a outras matérias, entre as quais a revisão do regime da requalificação e dinamização do regime da mobilidade voluntária.

O desenvolvimento da formação profissional no Estado, o diagnóstico e resolução das situações existentes de precariedade no emprego público, o reforço do diálogo social na administração pública, incluindo o acompanhamento e avaliação das políticas públicas e a revisão do regime de avaliação de desempenho (SIADAP) são matérias cuja discussão que segundo o STE devem também ficar agendadas.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.