sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Sindicatos da Função Pública reúnem-se 4ª feira nas Finanças para ronda negocial

As estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Administração Pública reúnem-se no Ministério das Finanças, na quarta-feira, com a proposta de Orçamento do Estado para 2016 em cima da mesa das negociações.

© Rafael Marchante / Reuters

As reuniões iniciam-se com a frente sindical coordenada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), pelas 14:30, seguidas da Frente Comum (16:00) e da FESAP - Frente Sindical da Administração Pública (17:30).

Em comunicado, o STE refere que durante esta ronda negocial deverá ficar concluída "a discussão do caderno reivindicativo para 2016 nas matérias com incidência orçamental".

Segundo a estrutura, nesta reunião, será também discutido e formalizado com Governo, o acordo de princípios para desencadear novo procedimento negocial a desenvolver durante o ano de 2016 relativo a outras matérias, entre as quais a revisão do regime da requalificação e dinamização do regime da mobilidade voluntária.

O desenvolvimento da formação profissional no Estado, o diagnóstico e resolução das situações existentes de precariedade no emprego público, o reforço do diálogo social na administração pública, incluindo o acompanhamento e avaliação das políticas públicas e a revisão do regime de avaliação de desempenho (SIADAP) são matérias cuja discussão que segundo o STE devem também ficar agendadas.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.