sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Verdes votam a favor do Orçamento na generalidade

O Partido Ecologista Os Verdes anunciou hoje, no Porto, que vai votar a favor do Orçamento do Estado 2016 na generalidade, apesar das "limitações externas" e de "algumas insuficiências" daquele documento.

TIAGO PETINGA/ LUSA

"Os Verdes, hoje, (...) decidiram votar a favor do Orçamento do Estado para 2016 na generalidade, mas isto não nos vai inibir de apresentar propostas da especialidade que nós consideramos justas e que começamos a partir de hoje a trabalhar", declarou o deputado José Luís Ferreira, em conferência de imprensa, que decorreu hoje na Baixa da cidade do Porto.

Os Verdes estiveram hoje reunidos em Conselho Nacional, o órgão máximo entre convenções. O Orçamento começa a ser discutido na segunda e será votado na generalidade na terça-feira.

José Luís Ferreira observou, no entanto, que o Orçamento do Estado 2016 (OE2016) "continua preso a fortes condicionantes externos, nomeadamente no que diz respeito à dívida pública".

"Os Verdes continuam a entender ser absolutamente necessário renegociar [a dívida] porque de facto a dívida pública continua, não só a sufocar o país, como também a ser um entrave ao desenvolvimento económico do nosso país".

"Os Verdes consideram que apesar das limitações externas e de algumas insuficiências deste Orçamento do Estado, ele enquadra-se dentro dos parâmetros de uma posição conjunta que foi subscrita entre os Partido Socialista e o Partido Ecologista".

O Partido Ecologista Os Verdes considera todavia, que este OE2016 se enquadra dentro da posição conjunta que assumiram com o Partido Socialista e, portanto, "essa é que será a bitola e a definição do sentido de voto do Partido Ecologista Os verdes".

Questionado pela Lusa sobre se a tomada de posição de hoje serve para se demarcarem do PCP, o deputado José Luís Ferreira afirmou desconhecer se o Partido Comunista Português já teria tomado uma posição sobre a sua posição em relação ao OE2016 na generalidade, mas assumiu que se houver algum "desvio" não há "nenhum mal nisso".

"Não sei se há desvio, se há paciência. Não há nenhum mal nisso", declarou, recordando que concorreram no âmbito da CDU, mas a coligação para as Legislativas termina depois do "ato eleitoral e portanto Os Verdes têm a sua postura própria e o seu ponto de vista próprio e não estão à espera que outro partido decida para decidirmos", afirmou, reiterando que se houver desvio [na intenção de voto] "não há qualquer problema sobre isso".

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.