sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2016

Centeno assume que decisão sobre Swap vai ter impacto nas contas públicas

Centeno assume que decisão sobre Swap vai ter impacto nas contas públicas

O ministro das Finanças admite que a sentença que condena o Estado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander vai ter impacto nas contas públicas, o que significa que as contas vão ter de ser corrigidas e que pode obrigar o Governo a apresentar um orçamento retificativo. Ainda assim, Mário Centeno diz que não será um impacto imediato.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Os contratos Swap e as repercussões na dívida
    8:14

    Opinião

    O Estado português foi condenado a pagar 1,8 mil milhões de euros ao Santander no processo dos contratos Swaps. O diretor adjunto do Expresso João Vieira Pereira relembra a origem da polémica e antecipa os possíveis efeitos da decisão do tribunal de Londres.

  • Estado condenado a pagar 1,8 mil M€ ao Santander
    1:07

    Economia

    O Estado foi condenado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander. Em causa estão os polémicos contratos SWAP assinados pelas empresas de transportes com o banco e anulados pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O banco espanhol levou o caso para tribunal e acabou agora por ganhar.

  • "Há incompatibilidade, acabou de ser ministra, mantém-se a incompatibilidade"
    6:44

    José Gomes Ferreira

    José Gomes Ferreira comenta a sentença que condena o Estado a pagar 1.800 milhões de euros ao Santander porque a antiga ministra mandou anular os contratos swap. A contratação da deputada do PSD e ex-governante pelo grupo de gestão de crédito Arrow Global, que comprou créditos do Banif, também foi alvo da análise de José Gomes ferreira. "Há incompatibilidade, acabou de ser ministra, mantém-se a incompatibilidade", considerou.

  • O que são contratos Swap
    0:33

    Economia

    Os Swap são contratos de alto risco e foram assinados por 15 empresas públicas. Dos 140 contratos com a banca, 57 são de natureza especulativa.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31