sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Escolas obrigadas a ter leite sem lactose

As escolas vão passar a oferecer leite sem lactose às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo que sejam intolerantes àquele hidrato, segundo o Orçamento do Estado para 2016 hoje publicado em Diário da República.

Lusa

O OE2016, que entra em vigor na quinta-feira, traz uma alteração ao decreto-lei que define as medidas da ação social escolar, passando a prever as "necessidades alimentares das crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública".

A estas crianças "é oferecida a alternativa de leite sem lactose e podem ser associados ao leite escolar outros alimentos nutritivos", lê-se no OE2016 aprovado segunda-feira pelo Presidente da República.

Para que as crianças passem a beber leite sem lactose, os encarregados de educação devem apresentar uma declaração médica "à direção do respetivo agrupamento de escolas ou escola não integrada, podendo fazê-lo em qualquer altura do ano letivo".

Esta mudança já tinha sido proposta pelo Grupo Parlamentar Os Verdes (PEV), que em 2012 levou ao parlamento um projeto de lei nesse sentido.

Na altura, o PEV lembrou os casos das muitas crianças intolerantes à lactose que não podiam beber leite na escola porque muitas não forneciam esse tipo de leite: "Foram já vários os pais que, desesperados, se dirigiram ao Grupo Parlamentar Os Verdes denunciando a discriminação de que os seus filhos são alvo depois de não conseguirem a resolução da questão por via do respetivo agrupamento de escolas e da respetiva Direção Regional de Educação", lê-se no documento do PEV.

Apesar dos votos favoráveis do PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV, a proposta seria rejeitada com os votos contra das bancadas do PSD e CDS-PP.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.