sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Escolas obrigadas a ter leite sem lactose

As escolas vão passar a oferecer leite sem lactose às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo que sejam intolerantes àquele hidrato, segundo o Orçamento do Estado para 2016 hoje publicado em Diário da República.

Lusa

O OE2016, que entra em vigor na quinta-feira, traz uma alteração ao decreto-lei que define as medidas da ação social escolar, passando a prever as "necessidades alimentares das crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública".

A estas crianças "é oferecida a alternativa de leite sem lactose e podem ser associados ao leite escolar outros alimentos nutritivos", lê-se no OE2016 aprovado segunda-feira pelo Presidente da República.

Para que as crianças passem a beber leite sem lactose, os encarregados de educação devem apresentar uma declaração médica "à direção do respetivo agrupamento de escolas ou escola não integrada, podendo fazê-lo em qualquer altura do ano letivo".

Esta mudança já tinha sido proposta pelo Grupo Parlamentar Os Verdes (PEV), que em 2012 levou ao parlamento um projeto de lei nesse sentido.

Na altura, o PEV lembrou os casos das muitas crianças intolerantes à lactose que não podiam beber leite na escola porque muitas não forneciam esse tipo de leite: "Foram já vários os pais que, desesperados, se dirigiram ao Grupo Parlamentar Os Verdes denunciando a discriminação de que os seus filhos são alvo depois de não conseguirem a resolução da questão por via do respetivo agrupamento de escolas e da respetiva Direção Regional de Educação", lê-se no documento do PEV.

Apesar dos votos favoráveis do PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV, a proposta seria rejeitada com os votos contra das bancadas do PSD e CDS-PP.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa