sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2016

Governo assume que preparou plano B caso seja preciso mais austeridade

Governo assume que preparou plano B caso seja preciso mais austeridade

O Governo assume que já preparou uma "almofada" de segurança, caso seja preciso aplicar mais austeridade. O Executivo admite que afinal existe um plano B no Programa de Estabilidade e diz que pode vir a subir alguns impostos, para cobrir eventuais percalços na execução do Orçamento.

  • Costa convicto de "processo tranquilo de consolidação orçamental", sem planos B
    0:46

    País

    À saída do encontro com o Presidente da República em Évora, o primeiro-ministro falou aos jornalistas sobre a aprovação do plano de estabilidade e do plano nacional de reformas. Para António Costa, a consolidação far-se-á sem o conjunto de medidas que marcaram a austeridade nos últimos anos. O primeiro-ministro acredita que mais importante que o plano de estabilidade é o plano nacional de reformas porque permitirá enfrentar os problemas estruturais do país.

  • Passos Coelho diz que o Governo se está a preparar para anunciar maus resultados
    2:10

    País

    Pedro Passos Coelho desafia o primeiro-ministro a esclarecer quais são as perspectivas de médio prazo para o país. O líder do PSD acusa o Governo de lançar dúvidas sobre um eventual plano B e questiona o executivo se se está a preparar para dar más notícias aos portugueses. Segundo o relatório da Comissão Europeia, a que a SIC teve acesso Bruxelas sublinha que é preciso fazer mais para reduzir o défice e insiste que o Governo deve preparar medidas adicionais.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.