sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Como vai funcionar o imposto do património (e outras medidas do Orçamento)

Como vai funcionar o imposto do património (e outras medidas do Orçamento)

600 mil euros é o patamar do novo imposto sobre o imobiliário. Vai mesmo haver aumento das pensões, mas de forma faseada. A redução da sobretaxa também vai ser feita ao longo do ano e só começa em abril.

600 mil euros. É o patamar a partir do qual será aplicado o novo imposto sobre o imobiliário. A taxa será de 0,3%.

Se o imóvel estiver arrendado, o novo imposto poderá ser abatido ao valor das rendas declaradas no IRS.

Abrangidos pela medida estão todos os prédios destinados a comércio, escritórios e serviços. De fora ficam os edifícios rústicos, imóveis afetos a indústria e unidades hoteleiras.

O primeiro ministro já confirmou que a receita com este imposto seguirá para os cofres da Segurança Social, para financiar o aumento das pensões. Ao todo: 170 milhões de euros.

Aumentos nas pensões

No que toca às reformas, também há novidades. Vão aumentar, mas de forma faseada:

Em janeiro, aumentam todas de acordo com a inflação - uma subida mais modesta.

A novidade vem em Agosto. Aí aumentam 10 euros as pensões até aos 628 euros por mês.

Eliminação (gradual) da sobretaxa

Outra medida polémica deste orçamento é a eliminação da sobretaxa de IRS. Aqui António Costa vai fugir ao que prometeu e não vai acabar com o imposto para todos logo em janeiro. Vai fazê-lo, sim, de forma gradual.

Na proposta de Orçamento do Estado, a que a SIC teve acesso, está previsto em 2017 o fim da sobretaxa mas só a partir de 31 de março e para o segundo escalão, ou seja, para quem ganha até 20 mil euros brutos por ano.

No final de junho, acaba para quem ganha até 40 mil euros.

No fim do mês de setembro, deixam de pagar aqueles que ganham entre 40 e 80 mil euros e só em dezembro, acaba definitivamente para quem está acima dos 80 mil.

Além disso, também as taxas aplicáveis a cada escalão serão reduzidas em todos os escalões:

- os contribuintes que aufiram entre 7.091 euros e até 20.261 euros, a sobretaxa será de 0,25%,
- aos que ganhem entre 20.261 euros e até 40.522 euros será de 0,88%,
- aos que aufiram mais de 40.522 euros e até 80.640 euros a sobretaxa será de 2,25% e
- acima deste valor de rendimento a sobretaxa aplicada será de 3,21%.

Fat tax para bebidas com açúcar

Também está confirmado o imposto sobre os refrigerantes mas apenas para bebidas açucaradas.

As que tenham mais de 80 gramas de açúcar por litro vão pagar mais 16 cêntimos em cada garrafa.

Já as que tenham menos de 80 gramas têm uma subida de 8 cêntimos por litro.

Ficam de fora bebidas à base de leite de soja ou arroz, sumos e néctares de fruta.

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.