sicnot

Perfil

Óscares 2017

Óscares 2017

Óscares 2017

Sabe quanto vale um Óscar?

É sem dúvida um dos objetos mais reconhecidos e desejados do mundo. A estatueta de ouro é considerada o maior prémio da indústria cinematográfica mas o seu valor monetário não corresponde à sua fama e à honra de o vencer.

Um pequeno pedaço de história cinematográfica que tem inúmeras histórias fascinantes por trás.

O Oscar, banhado a ouro de 24 quilates, custa, de acordo com o Entertainment Weekly, cerca de 380€ para ser produzido e o facto de famosos como Michael Jackson e Steven Spielberg terem comprado estes objetos por milhões de euros fazem com que qualquer pessoa pensa que valem uma fortuna.

Mas este famoso prémio não vale mais que um chocolate ou um refrigerente, monetariamente falando.

Isto porque em 1950, um tribunal decidiu que qualquer pessoa que queira vender ou leiloar o seu Oscar é obrigado a oferecê-lo à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por 1 dólar americano que, com a atual taxa de câmbio, equivale a 0,94€.

O famoso realizador Steven Spielberg, que, em 2015, apoiou a manutenção da decisão, doou os seus troféus de volta à Academia.

  • "O envelope que tramou os Óscares"
    1:48

    Óscares 2017

    Hollywood viveu momentos históricos na 89.º cerimónia dos Óscares. La La Land chegou a ser anunciado como Melhor Filme do ano para a Academia de Hollywood mas Warren Beatty percebeu que tinha cometido um erro e nos agradecimentos tudo mudou. O vencedor da noite foi o filme "Moonlight". Mas afinal o que aconteceu?

  • A passadeira vermelha dos Óscares
    1:14

    Óscares 2017

    Durante o domingo de Óscares, um dos momentos mais aguardados é o desfile das celebridades. Vamos ver como se apresentaram na passadeira vermelha, com a atenção sobretudo na roupa e nas joias. Os fatos clássicos e escuros dominaram as escolhas dos homens para a cerimónia. A passadeira vermelha por onde passam todos os artistas tem 275 metros de comprimento e 10 metros de largura.

  • Cerimónia dos Óscares marcada por críticas a Donald Trump
    3:18

    Óscares 2017

    Como se previa, a cerimónia de entrega de Óscares ficou também marcada pelas críticas a Donald Trump. O realizador do Melhor Filme Estrangeiro - o iraniano Asghar Farhadi - faltou em protesto contra as políticas anti-imigração. O Presidente norte-americano foi visado também pelo apresentador da cerimónia e o ator mexicano Gael García Bernal criticou o projeto de construção do muro na fronteira.

  • Carlos César admite diálogo "mais fácil" com PSD de Rio
    1:36

    País

    O presidente e líder parlamentar do PSD diz que o partido não precisa de novos aliados, mas acredita que vai ser mais fácil dialogar com o PSD liderado por Rui Rio, Carlos César visitou esta segunda-feira as regiões afetadas pelos incêndios do ano passado, no primeiro dia das jornadas parlamentares dos socialistas.

  • Benfica é o único clube português na lista dos mais ricos
    1:34
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.

  • Os três pontos de Ronaldo
    1:16
  • Decifrado pergaminho encontrado há 50 anos

    Mundo

    Investigadores israelitas reconstituíram e decifraram um dos dois manuscritos de pergaminhos do Mar Morto que nunca tinham sido interpretados desde que foram descobertos há meio século, anunciou a universidade israelita de Haifa.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC