sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Fuga de documentos revela onde os líderes mundiais escondem o dinheiro

Uma fuga gigante de documentos expõe contas offshore ligadas a doze antigos e atuais líderes mundiais e revela como pessoas próximas de Vladimir Putin desviaram dois mil milhões de dólares através de bancos e empresas fantasma.

© POOL New / Reuters

O caso do Presidente russo é apenas um dos 128 políticos e celebridades de todo o mundo revelados por esta investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

São 11 milhões e meio de ficheiros que revelam quem está por detrás das off shore e com que ajuda foram montadas as máquinas de lavar dinheiro em paraísos fiscais.

Os dados agora revelados cobrem um período de quase 40 anos, de 1977 a finais de 2015 e foram revistos por uma equipa de mais de 370 jornalistas de vários países, entre os quais se encontra o jornal Expresso que publicou, esta tarde, a notícia em detalhe.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.