sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Fuga de documentos revela onde os líderes mundiais escondem o dinheiro

Uma fuga gigante de documentos expõe contas offshore ligadas a doze antigos e atuais líderes mundiais e revela como pessoas próximas de Vladimir Putin desviaram dois mil milhões de dólares através de bancos e empresas fantasma.

© POOL New / Reuters

O caso do Presidente russo é apenas um dos 128 políticos e celebridades de todo o mundo revelados por esta investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

São 11 milhões e meio de ficheiros que revelam quem está por detrás das off shore e com que ajuda foram montadas as máquinas de lavar dinheiro em paraísos fiscais.

Os dados agora revelados cobrem um período de quase 40 anos, de 1977 a finais de 2015 e foram revistos por uma equipa de mais de 370 jornalistas de vários países, entre os quais se encontra o jornal Expresso que publicou, esta tarde, a notícia em detalhe.

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.