sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Como explicar o Panama Papers a uma criança torna-se viral

O escândalo Panama Papers é o assunto do dia, interessa a miúdos e graúdos. Dan Gliesack, um utilizador do site Reddit, elaborou um texto, a pensar nos mais novos, e explicou de uma forma muito simples, o esquema das offshores. O texto, entretanto ilustrado com cartoons tornaram-se virais.

Dan Gliesack, um utilizador da rede "Reddit", elaborou um texto, a pensar nos mais novos, e explicou de uma forma muito simples, o esquema das offshores.

Dan Gliesack, um utilizador da rede "Reddit", elaborou um texto, a pensar nos mais novos, e explicou de uma forma muito simples, o esquema das offshores.

© Olivia Harris / Reuters

A explicação do Panama Papers com porquinhos mealheiros já se fartou de dar a volta ao mundo. Nos últimos dias, o texto e as imagens produzidas pela publicação Vox tornaram-se virais.

Tudo isto se deve a Dan Gliesack que explicou o esquema de corrupção de uma forma simples, como se tivéssemos 5 anos:

Quando recebem uma moeda, põem-na no mealheiro. O mealheiro está numa prateleira, no vosso quarto.
A vossa mãe sabe e, de vez em quando, vai lá contar o dinheiro, para saber se pouparam mais ou se o gastaram.

Um dia, podem pensar: "Não quero que a minha mãe conte o meu dinheiro". E levam outro mealheiro para casa do João, para guardá-lo no quarto dele. Escrevem nele o vosso nome e põem-no na prateleira.
A mãe do João é muito ocupada e nunca tem tempo de ir ver o mealheiro dele. Por isso, podem guardar lá o vosso e será um segredo.

Todos os miúdos do bairro acham a vossa ideia fantástica e todos levam um mealheiro extra para casa do João. Agora, a prateleira do João está cheia com os mealheiros de todas as crianças do bairro.

Um dia, a mãe do João chega a casa e vê os mealheiros todos. Fica muito zangada e telefona aos pais de todas as crianças a contar.

Nem todos fizeram isto por mal. O irmão mais velho do José rouba-lhe dinheiro do mealheiro, e ele só quis escondê-lo melhor.
O Joaquim quis poupar para comprar uma prenda de anos à mãe, sem ela saber. O Manuel só o fez porque achou divertido.

Mas muitas crianças fizeram-no por más razões.
O Vasco andava a roubar o dinheiro do almoço aos colegas e não queria que os pais soubessem. O Miguel andava a roubar dinheiro da carteira da mãe. O Bruno estava a fazer dieta e não queria que os pais soubessem que ele andava a comprar doces.

Na vida real, muitas pessoas importantes foram apanhadas a esconder os seus mealheiros em casa do João, no Panamá. Hoje, as mães descobriram. Em breve, saberemos mais sobre quais destas pessoas importantes estavam a fazê-lo por más razões e quais o faziam por boas razões.
Mas quase todos estão metidos em problemas, porque é contra as regras guardar segredos.

.

O resultado foi este:

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22