sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Parlamento da Islândia rejeita moção de censura contra o Governo

O parlamento da Islândia rejeitou esta sexta-feira por 38 votos contra 25, uma moção de censura contra o Governo de centro-direita, um dia depois do novo primeiro-ministro, Sigurdur Ingi Johannsson, tomar posse.

© Sigtryggur Johannsson / Reute

Sigurdur Ingi Johannsson assumiu a liderança do Governo islandês, depois da demissão do anterior chefe do Executivo sequência da queda de Sigmundur Gunnlaugsson devido ao escândalo Panama Papers.

O centrista Partido Progressista e o conservador Partido da Independência fizeram valer a sua clara maioria para chumbar a proposta, assim como outra para dissolver o parlamento e convocar eleições com a maior brevidade.

Ambos os partidos, no poder desde 2013, acordaram há dias renovar a sua coligação para as eleições, que se devem realizar no outono.

As votações ocorreram depois de um debate de mais de cinco horas, durante o qual a oposição acusou o Governo de não respeitar a população.

Segundo uma sondagem divulgada hoje pela imprensa islandesa, quase dois terços da população tem pouca ou muito pouca confiança no novo Governo.

O escândalo Panama Papers revelou que o antigo primeiro-ministro e a mulher possuíam uma sociedade nas Ilhas Virgens britânicas, onde depositaram quase quatro milhões de dólares.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.