sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

"Qual Panamá?", Putin ridicularizado em cartaz afixado em Moscovo

O Kremlin tem recusado qualquer ligação aos "Panama Papers". Vladimir Putin e os seus assessores políticos negam que pessoas da confiança do Presidente russo tivessem contactos com a empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património. Nas ruas de Moscovo a reação surgiu com humor, esta quarta-feira, foi afixado um cartaz polémico numa paragem de autocarro. Na imagem um desenho do Presidente com um chapéu panamá, por baixo uma pergunta: "Qual Panamá?". O outdoor foi retirado umas horas depois.

A personagem criada por Hunter S. Thompson em "Delírio em Las Vegas", o anti-herói Raoul Duke, serviu de inspiração para o cartaz que não agradou às autoridades russas. Os autores do outdoor são ainda desconhecidos, mas não foram os primeiros a basearem-se em Duke, jornalista amante de drogas e álcool, para ridicularizar Putin e alertar para a sua provável ligação aos "Panama Papers".

A Aviasales, companhia russa de venda de bilhetes de avião, foi a primeira a usar a imagem de Putin caracterizado como Raoul Duke. Uma estratégia para vender voos para o Panamá.

"O destino de férias que está mais na moda, onde os mais famosos de todo o Mundo deixam o seu dinheiro. Veja quanto custam os bilhetes mais baratos para o Panamá", pode ler-se no anúncio publicado na página de Facebook da Aviasales.

Putin rejeitou ontem as acusações contra o seu círculo mais próximo após as revelações dos "Papéis do Panamá" e acusou os Estados Unidos de envolvimento na divulgação das listas com o objetivo de desestabilizar a Rússia.

"Que elemento de corrupção? Não existe nenhum", declarou o Presidente russo em São Petersburgo, acusando Washington de estar por detrás deste vasto inquérito que revelou importantes práticas financeiras e fiscais suspeitas de personalidades, chefes de Estado, empresários ou desportistas.

Os jornalistas de investigação membros do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, com sede em Washington, "passaram a pente fino esses paraísos fiscais mas o vosso humilde servidor não figura", ironizou.

O polémico cartaz de Putin afixado nas ruas de Moscovo também fez furor nas redes socias. O jornalista José Milhazes, profundo conhecedor da realidade russa, não ficou indiferente à notícia, avançada também no site do Radio Free Europe/ Radio Liberty.

Hoje, durante o dia, numa das avenidas de Moscovo foi colocado um cartaz com a pergunta: "Qual Panamá?". Algumas horas...

Publicado por José Milhazes em Quarta-feira, 6 de Abril de 2016
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17