sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

FMI diz que combate à evasão fiscal ainda não acabou

As revelações dos "Panama Papers" mostram que o combate à evasão fiscal não acabou e que é preciso ir mais longe na ofensiva da comunidade internacional, declarou hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Reuters

"É um trabalho inacabado e ainda há trabalho a fazer nesta frente", afirmou Lagarde, numa conferência de imprensa, garantindo que a ofensiva contra a evasão fiscal das multinacionais é insuficiente.

As declarações de Lagarde foram feitas na abertura da assembleia de primavera do FMI e do Banco Mundial, depois de Jim Yong Kim, presidente do BM, ter afirmado que as práticas de fuga aos impostos podem ter "um imenso efeito nefasto" na luta contra a pobreza.

Jim Yong Kim afirmou-se bastante "preocupado" com o escândalo dos "Panama Papers", que revelou uma vasta rede de evasão fiscal através de empresas de fachada em paraísos fiscais.

"É uma questão fundamental de confiança", acrescentou, com um aviso às empresas e particulares envolvidos na evasão fiscal: "a transparência não vai recuar, o mundo vai tornar-se cada vez mais transparente".

Com Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.