sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

FMI diz que combate à evasão fiscal ainda não acabou

As revelações dos "Panama Papers" mostram que o combate à evasão fiscal não acabou e que é preciso ir mais longe na ofensiva da comunidade internacional, declarou hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Reuters

"É um trabalho inacabado e ainda há trabalho a fazer nesta frente", afirmou Lagarde, numa conferência de imprensa, garantindo que a ofensiva contra a evasão fiscal das multinacionais é insuficiente.

As declarações de Lagarde foram feitas na abertura da assembleia de primavera do FMI e do Banco Mundial, depois de Jim Yong Kim, presidente do BM, ter afirmado que as práticas de fuga aos impostos podem ter "um imenso efeito nefasto" na luta contra a pobreza.

Jim Yong Kim afirmou-se bastante "preocupado" com o escândalo dos "Panama Papers", que revelou uma vasta rede de evasão fiscal através de empresas de fachada em paraísos fiscais.

"É uma questão fundamental de confiança", acrescentou, com um aviso às empresas e particulares envolvidos na evasão fiscal: "a transparência não vai recuar, o mundo vai tornar-se cada vez mais transparente".

Com Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44