sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Mossack Fonseca pede para não publicarem a sua base de dados na totalidade

O escritório de advogados Mossack Fonseca, epicentro dos denominados "Panama Papers", pediu na quinta-feira ao consórcio jornalístico que revelou informação sobre sociedades 'offshore' que não publique na segunda-feira a totalidade da sua base de dados.

"Enviámos hoje (quinta-feira) uma carta de 'cease and desist' (parar e desistir) ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em Inglês) perante o seu anúncio de divulgar em 09 de maio a informação extraída da nossa base de dados", indicou o gabinete de advocacia, em comunicado.

A publicação dessa informação, para a Mossack Fonseca, "é um roubo e uma violação do tratado de confidencialidade entre cliente e advogado".

Um dos sócios do escritório, Ramon Fonseca, demitiu-se em março de ministro conselheiro do Presidente do Panamá e de presidente do partido governamental, depois de ter sido envolvido no escândalo de corrupção brasileiro, designado Lava Jato.

Com Lusa

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC