sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

"Ave Maria" de músicos portugueses vai ser oferecido ao Papa

João Mendonça

Um tema composto pelo compositor português Carlos Barreto Xavier e cantado por João Mendonça vai ser recebido pelo Papa Francisco entre os dias 12 e 13 de maio, no âmbito da visita que assinala os 100 anos das aparições de Fátima.

"Ave Maria", uma composição de Carlos Barreto Xavier e interpretada pelo jovem tenor português João Mendonça, será incluída nas oferendas de Estado ao Papa Francisco, confirmaram os autores do tema junto da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Deixa-nos plenamente satisfeitos e damos a maior importância ao facto de sabermos que esta canção chegará ao Papa Francisco. É uma honra ver esta oração em formato de canção ser validada pela igreja católica”, afirma o tenor João Mendonça.

O responsável pela obra, Carlos Barreto Xavier explica o conteúdo do tema: “A canção é uma composição original que apresenta uma linguagem e sonoridade mais contemporânea sem deixar de referenciar os mestres clássicos. É a formulação de um desejo de ir ao encontro da beleza pura”.

A interpretação da canção pode ser ouvida regularmente na Capela do Rato, em Lisboa.

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.