sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

"Ave Maria" de músicos portugueses vai ser oferecido ao Papa

João Mendonça

Um tema composto pelo compositor português Carlos Barreto Xavier e cantado por João Mendonça vai ser recebido pelo Papa Francisco entre os dias 12 e 13 de maio, no âmbito da visita que assinala os 100 anos das aparições de Fátima.

"Ave Maria", uma composição de Carlos Barreto Xavier e interpretada pelo jovem tenor português João Mendonça, será incluída nas oferendas de Estado ao Papa Francisco, confirmaram os autores do tema junto da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Deixa-nos plenamente satisfeitos e damos a maior importância ao facto de sabermos que esta canção chegará ao Papa Francisco. É uma honra ver esta oração em formato de canção ser validada pela igreja católica”, afirma o tenor João Mendonça.

O responsável pela obra, Carlos Barreto Xavier explica o conteúdo do tema: “A canção é uma composição original que apresenta uma linguagem e sonoridade mais contemporânea sem deixar de referenciar os mestres clássicos. É a formulação de um desejo de ir ao encontro da beleza pura”.

A interpretação da canção pode ser ouvida regularmente na Capela do Rato, em Lisboa.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.