sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

"Ave Maria" de músicos portugueses vai ser oferecido ao Papa

João Mendonça

Um tema composto pelo compositor português Carlos Barreto Xavier e cantado por João Mendonça vai ser recebido pelo Papa Francisco entre os dias 12 e 13 de maio, no âmbito da visita que assinala os 100 anos das aparições de Fátima.

"Ave Maria", uma composição de Carlos Barreto Xavier e interpretada pelo jovem tenor português João Mendonça, será incluída nas oferendas de Estado ao Papa Francisco, confirmaram os autores do tema junto da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Deixa-nos plenamente satisfeitos e damos a maior importância ao facto de sabermos que esta canção chegará ao Papa Francisco. É uma honra ver esta oração em formato de canção ser validada pela igreja católica”, afirma o tenor João Mendonça.

O responsável pela obra, Carlos Barreto Xavier explica o conteúdo do tema: “A canção é uma composição original que apresenta uma linguagem e sonoridade mais contemporânea sem deixar de referenciar os mestres clássicos. É a formulação de um desejo de ir ao encontro da beleza pura”.

A interpretação da canção pode ser ouvida regularmente na Capela do Rato, em Lisboa.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11