sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Francisco vai oferecer mosaico sobre "centenário das aparições" a Marcelo

Tony Gentile

O papa Francisco, que na sexta-feira e sábado visita o santuário de Fátima, vai oferecer ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, um mosaico sobre o "centenário das aparições", divulgou a Santa Sé.

Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa encontram-se na sexta-feira à tarde, à chegada do papa à base aérea de Monte Real.

Segundo a Santa Sé, Jorge Bergoglio entregará à base aérea, onde o avião - da companhia italiana Alitalia - deverá aterrar na sexta-feira pelas 16:20, uma escultura de São Francisco, em mármore.

Após o encontro com o chefe de Estado português, o papa visita a capela da base aérea e viaja, em seguida, de helicóptero, para o estádio municipal de Fátima.

Já no santuário, Francisco dirige-se à Capelinha das Aparições, onde oferecerá a Rosa de Ouro, "uma distinção que os papas atribuem a personalidades ou santuários, igrejas ou cidades, em reconhecimento e recompensa por assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade", segundo a página oficial na Internet da visita papal.

Esta será a terceira Rosa de Ouro ao Santuário oferecida a Fátima: a 12 de maio de 2010, o papa Bento XVI também entregou esta distinção pessoalmente, tendo a primeira sido concedida por Paulo VI a 21 de novembro de 1964.

À Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde passa a noite de sexta-feira para sábado, Francisco ofertará um quadro em madrepérola da Última Ceia.

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, receberá um cálice e uma casula (veste litúrgica que o sacerdote usa sobre a alva e a estola na celebração da missa), enquanto Francisco entregará à Nunciatura Apostólica um cálice.

No âmbito da viagem de Francisco a Fátima foi criada uma medalha comemorativa, que exibe, de um lado, o brasão do papa e a inscrição FRANCISCVS P.M. e, do outro, os três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia e, à direita, a figura da Virgem Maria com o rosário nas mãos e, por trás, o santuário de Fátima.

Francisco estará em Fátima na sexta-feira e no sábado, tornando-se o quarto papa a visitar o maior templo mariano do país. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010) foram os outros papas que estiveram em Fátima.

O líder da Igreja Católica preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no sábado. Tem também um encontro agendado com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado de manhã.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.