sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Francisco vai oferecer mosaico sobre "centenário das aparições" a Marcelo

Tony Gentile

O papa Francisco, que na sexta-feira e sábado visita o santuário de Fátima, vai oferecer ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, um mosaico sobre o "centenário das aparições", divulgou a Santa Sé.

Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa encontram-se na sexta-feira à tarde, à chegada do papa à base aérea de Monte Real.

Segundo a Santa Sé, Jorge Bergoglio entregará à base aérea, onde o avião - da companhia italiana Alitalia - deverá aterrar na sexta-feira pelas 16:20, uma escultura de São Francisco, em mármore.

Após o encontro com o chefe de Estado português, o papa visita a capela da base aérea e viaja, em seguida, de helicóptero, para o estádio municipal de Fátima.

Já no santuário, Francisco dirige-se à Capelinha das Aparições, onde oferecerá a Rosa de Ouro, "uma distinção que os papas atribuem a personalidades ou santuários, igrejas ou cidades, em reconhecimento e recompensa por assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade", segundo a página oficial na Internet da visita papal.

Esta será a terceira Rosa de Ouro ao Santuário oferecida a Fátima: a 12 de maio de 2010, o papa Bento XVI também entregou esta distinção pessoalmente, tendo a primeira sido concedida por Paulo VI a 21 de novembro de 1964.

À Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde passa a noite de sexta-feira para sábado, Francisco ofertará um quadro em madrepérola da Última Ceia.

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, receberá um cálice e uma casula (veste litúrgica que o sacerdote usa sobre a alva e a estola na celebração da missa), enquanto Francisco entregará à Nunciatura Apostólica um cálice.

No âmbito da viagem de Francisco a Fátima foi criada uma medalha comemorativa, que exibe, de um lado, o brasão do papa e a inscrição FRANCISCVS P.M. e, do outro, os três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia e, à direita, a figura da Virgem Maria com o rosário nas mãos e, por trás, o santuário de Fátima.

Francisco estará em Fátima na sexta-feira e no sábado, tornando-se o quarto papa a visitar o maior templo mariano do país. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010) foram os outros papas que estiveram em Fátima.

O líder da Igreja Católica preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no sábado. Tem também um encontro agendado com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado de manhã.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos.