sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Francisco vai oferecer mosaico sobre "centenário das aparições" a Marcelo

Tony Gentile

O papa Francisco, que na sexta-feira e sábado visita o santuário de Fátima, vai oferecer ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, um mosaico sobre o "centenário das aparições", divulgou a Santa Sé.

Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa encontram-se na sexta-feira à tarde, à chegada do papa à base aérea de Monte Real.

Segundo a Santa Sé, Jorge Bergoglio entregará à base aérea, onde o avião - da companhia italiana Alitalia - deverá aterrar na sexta-feira pelas 16:20, uma escultura de São Francisco, em mármore.

Após o encontro com o chefe de Estado português, o papa visita a capela da base aérea e viaja, em seguida, de helicóptero, para o estádio municipal de Fátima.

Já no santuário, Francisco dirige-se à Capelinha das Aparições, onde oferecerá a Rosa de Ouro, "uma distinção que os papas atribuem a personalidades ou santuários, igrejas ou cidades, em reconhecimento e recompensa por assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade", segundo a página oficial na Internet da visita papal.

Esta será a terceira Rosa de Ouro ao Santuário oferecida a Fátima: a 12 de maio de 2010, o papa Bento XVI também entregou esta distinção pessoalmente, tendo a primeira sido concedida por Paulo VI a 21 de novembro de 1964.

À Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde passa a noite de sexta-feira para sábado, Francisco ofertará um quadro em madrepérola da Última Ceia.

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, receberá um cálice e uma casula (veste litúrgica que o sacerdote usa sobre a alva e a estola na celebração da missa), enquanto Francisco entregará à Nunciatura Apostólica um cálice.

No âmbito da viagem de Francisco a Fátima foi criada uma medalha comemorativa, que exibe, de um lado, o brasão do papa e a inscrição FRANCISCVS P.M. e, do outro, os três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia e, à direita, a figura da Virgem Maria com o rosário nas mãos e, por trás, o santuário de Fátima.

Francisco estará em Fátima na sexta-feira e no sábado, tornando-se o quarto papa a visitar o maior templo mariano do país. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010) foram os outros papas que estiveram em Fátima.

O líder da Igreja Católica preside à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, no sábado. Tem também um encontro agendado com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado de manhã.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC