sicnot

Perfil

Pokémon Go

Pokémon Go

Pokémon Go

Jovem detido por caçar Pokémons no interior de igreja ortodoxa

Um jovem foi detido na Rússia por ter entrado numa igreja ortodoxa para caçar Pokémons e colocado na internet um registo do ato em vídeo, arriscando cinco anos de prisão, indicaram este sábado as autoridades locais.

Acusado de apelar ao ódio, e por atentado à liberdade religiosa, o jovem de 20 anos, residente em Ekaterinboug, na região dos Montes Urais, vai estar detido por dois meses para um eventual processo judicial.

De acordo com as autoridades russas responsáveis pelo inquérito, no vídeo difundido em agosto na plataforma de filmes YouTube, com 500.000 visionamentos, Rouslan Sokolovksi insurge-se contra a proibição de jogar Pokemon Go - jogo de realidade aumentada de grande sucesso mundial - em igrejas.

"Quem vamos ofender só por estar a usar um 'smartphone' numa igreja?", interroga-se o jovem antes de se dirigir a uma das principais igrejas de Ekatérinboug.

Em seguida, surge dentro da igreja a procurar Pokémons durante um serviço religioso, e a caçar várias das criaturas virtuais multicoloridas, ao mesmo tempo que ironiza sobre a existência de Jesus, e faz passar em fundo uma música com falsas orações.

As autoridades revistaram a residência do jovem, e descobriram vários vídeos que apresentam "sinais de apelos ao ódio" e num deles "atentados à liberdade de consciência ou credo".

Muitos dos vídeos são fortemente críticos do poder da igreja ortodoxa, defensora dos valores conservadores face à suposta perda de valores no Ocidente.

Por seu turno, o advogado do jovem sustenta que as autoridades estão a exercer "pressão psicológica" e procuram fazer deste um caso "exemplar" para o futuro.

Oficialmente o jogo Pokemon Go não está disponível para ser usado na Rússia, mas muitos fãs conseguiram adquiri-lo por outros meios.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.