sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

A candidata presidencial Maria de Belém entregou hoje de manhã no Tribunal Constitucional (TC) nove mil assinaturas para formalizar a sua candidatura, sublinhando aos jornalistas confiança na vitória no sufrágio de janeiro.

"Entrei nesta candidatura para ganhar, considero que tenho todas as condições para isso. Estou aqui com imensa energia. Há uma grande adesão à candidatura", sublinhou a candidata.

A entrega de assinaturas no TC concretiza todo o "processo formal" da candidatura a Belém, e a ex-presidente do PS advoga que em futuras eleições todo este processo "complexo e burocraticamente muito pesado" devia ser "simplificado".

O uso de "meios informáticos" foi uma das ideias deixadas por Maria de Belém nesse sentido.

Enquanto candidata, Maria de Belém diz que não lhe compete tecer comentários sobre matérias como o Banif ou o sistema financeiro, mais a mais quando as questões estão "nos órgãos próprios" para serem escrutinados.

"Por vezes os comentários sobre o que são as competências de outros órgãos não ajudam, antes incomodam. Como Presidente da República, o que me comprometo é a usar a influência de Presidente, mas não a interferência", sustentou.

A acompanhar Maria de Belém na visita ao TC estiveram várias pessoas ligadas à sua candidatura, entre as quais o deputado do PS Alberto Martins.

As eleições presidenciais realizam-se a 24 de janeiro.

Com Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.