sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

A candidata presidencial Maria de Belém entregou hoje de manhã no Tribunal Constitucional (TC) nove mil assinaturas para formalizar a sua candidatura, sublinhando aos jornalistas confiança na vitória no sufrágio de janeiro.

"Entrei nesta candidatura para ganhar, considero que tenho todas as condições para isso. Estou aqui com imensa energia. Há uma grande adesão à candidatura", sublinhou a candidata.

A entrega de assinaturas no TC concretiza todo o "processo formal" da candidatura a Belém, e a ex-presidente do PS advoga que em futuras eleições todo este processo "complexo e burocraticamente muito pesado" devia ser "simplificado".

O uso de "meios informáticos" foi uma das ideias deixadas por Maria de Belém nesse sentido.

Enquanto candidata, Maria de Belém diz que não lhe compete tecer comentários sobre matérias como o Banif ou o sistema financeiro, mais a mais quando as questões estão "nos órgãos próprios" para serem escrutinados.

"Por vezes os comentários sobre o que são as competências de outros órgãos não ajudam, antes incomodam. Como Presidente da República, o que me comprometo é a usar a influência de Presidente, mas não a interferência", sustentou.

A acompanhar Maria de Belém na visita ao TC estiveram várias pessoas ligadas à sua candidatura, entre as quais o deputado do PS Alberto Martins.

As eleições presidenciais realizam-se a 24 de janeiro.

Com Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47