sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

A candidata presidencial Maria de Belém entregou hoje de manhã no Tribunal Constitucional (TC) nove mil assinaturas para formalizar a sua candidatura, sublinhando aos jornalistas confiança na vitória no sufrágio de janeiro.

"Entrei nesta candidatura para ganhar, considero que tenho todas as condições para isso. Estou aqui com imensa energia. Há uma grande adesão à candidatura", sublinhou a candidata.

A entrega de assinaturas no TC concretiza todo o "processo formal" da candidatura a Belém, e a ex-presidente do PS advoga que em futuras eleições todo este processo "complexo e burocraticamente muito pesado" devia ser "simplificado".

O uso de "meios informáticos" foi uma das ideias deixadas por Maria de Belém nesse sentido.

Enquanto candidata, Maria de Belém diz que não lhe compete tecer comentários sobre matérias como o Banif ou o sistema financeiro, mais a mais quando as questões estão "nos órgãos próprios" para serem escrutinados.

"Por vezes os comentários sobre o que são as competências de outros órgãos não ajudam, antes incomodam. Como Presidente da República, o que me comprometo é a usar a influência de Presidente, mas não a interferência", sustentou.

A acompanhar Maria de Belém na visita ao TC estiveram várias pessoas ligadas à sua candidatura, entre as quais o deputado do PS Alberto Martins.

As eleições presidenciais realizam-se a 24 de janeiro.

Com Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36