sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Maria de Belém diz que é tempo de uma mulher ser Presidente da República

Maria de Belém diz que é tempo de uma mulher ser Presidente da República

Maria de Belém esteve esta manhã em Ílhavo, num dia que é dedicado às mulheres. A candidata garante que chegou o tempo de ter uma mulher como Presidente da República.

Durante uma manhã dedicada às mulheres, a antiga ministra e presidente do PS destacou também o papel das mulheres na sociedade e questionada se a afirmação da sua candidatura é mais difícil pelo facto de ser mulheres frisou que não.

"Acho que em Portugal nós temos uma maturidade democrática que percebe bem a importância das mulheres no exercício da vida política", sustentou durante uma visita a uma fábrica de malas e carteiras do distrito de Aveiro.

"Muitas vezes o que acontece é que quando se introduzem na tal agenda política determinadas matérias elas são consideradas subalternas e é preciso fazer um esforço de investimento na demonstração que não há matérias subalternas", frisou.

Os jornalistas perguntaram ainda se Maria de Belém conta com o voto das mulheres, ao que a candidata respondeu que "muitas acham que é importante que as mulheres possam finalmente exercer o poder ao mais alto nível".

"Muitas mulheres sentem que é chegado o momento de ter um exercício da Presidência diferente", sublinhou.

Maria de Belém disse ainda que hoje em dia as mulheres podem fazer todos os trabalhos que os homens fazem e lembrou a capacidade, que está estudada do ponto de vista biológico, para elas fazerem "várias tarefas ao mesmo tempo".

"A desigualdade é cultural e a desigualdade demora muito tempo a desaparecer, por isso é que é tão importante continuarmos a investir na igualdade de oportunidades na medida em que a desigualdade tem muitas manifestações e uma delas é a da violência doméstica, que radica muito no desvalor que se dá às mulheres, nas mulheres consideradas como propriedade de alguém", salientou.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.