sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Vasco Cordeiro declara apoio a Sampaio da Nóvoa

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, declarou hoje apoio ao candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, considerando que o ex-reitor se distingue, "com mérito, dos demais candidatos".

Lusa

Num artigo de opinião publicado na imprensa regional, em que assina apenas como Vasco Cordeiro, o líder do PS/Açores explica as razões do seu voto em António Sampaio da Nóvoa, referindo que, em primeiro lugar, "está aquela que se prende com a sua visão do que deve ser e do que deve fazer o Presidente da República".

Para o socialista, está "mais do que na hora" de se abrirem "novos horizontes" e de ter "uma ambição arejada quanto àquilo a que se propõe o Presidente da República".

"Em minha opinião, também por isso, Sampaio da Nóvoa distingue-se, com mérito, dos demais candidatos presidenciais", escreve Vasco Cordeiro, argumentando que o candidato "dá conteúdo atualizado e vivo, por exemplo, a funções como representar a República Portuguesa" e garantir a independência nacional ou o regular funcionamento das instituições democráticas.

Vasco Cordeiro, que também é presidente do Governo Regional dos Açores, afirma que vota no antigo reitor "também por causa do debate que se gerou à volta da sua condição de independente".

"Por um lado, como cidadão que está político, acho que a forma serena e inteligente como Sampaio da Nóvoa conciliou essa sua condição com a entrada no mundo da política fez mais pela aproximação dessas duas dimensões do que muita conversa fiada que ouvimos a esse propósito", refere.

Para o líder do PS/Açores, "sem messianismos, nem maniqueísmos, sem cruzadas vingadoras, nem tentações purificadoras, Sampaio da Nóvoa assumiu a sua condição de cidadão que reclama, e bem, o direito de também participar, ao nível de um cargo eletivo, na vida do seu país".

"Por outro lado, também como cidadão que está político, não posso aceitar, nem posso pactuar, com a visão que alguns, de diferentes quadrantes, pretenderam alimentar de que a política não é para todos e que a eleição do Presidente da República, mais do que uma eleição, é uma espécie de promoção", salienta.

Vasco Cordeiro acrescenta que uma outra razão por que a sua preferência no domingo recai em Sampaio da Nóvoa é por entender que "ele será, como Presidente da República, o melhor para os Açores", apontando o conhecimento que o candidato tem da região e, sobretudo, o entendimento que "demonstra ter e querer defender de que o país não só não começa e nem acaba em Lisboa, como tem muito a ganhar com a valorização da sua dimensão atlântica".

Acresce o conhecimento que Sampaio da Nóvoa tem da autonomia e "o entendimento de que o seu aprofundamento é dinâmico e deve ser consensualizado", fatores que o tornam "no candidato que melhor constitui uma garantia de reforço da coesão nacional, de respeito pelas autonomias regionais e de potenciador da afirmação dos Açores no mundo".

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Pensões vão subir em janeiro

    Economia

    As pensões vão subir entre 1 e 1,8% em janeiro próximo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta quinta-feira o valor da inflação, que vai definir a atualização das reformas em 2018.

  • Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

    Mundo

    Uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou hoje à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero, de acordo com o relatório final. O mesmo documento, com 189 recomendações e 17 volumes, indicou que deve também ser esclarecido até onde vai o segredo da confissão quando estão em causa provas de crimes contra menores.

  • Trabalhos de estabilização de solos nas áreas ardidas começam na Lousã
    1:24

    País

    Vários concelhos afetados pelos incêndios estão a começar a receber uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas. O trabalho arrancou esta quinta-feira na zona da Lousã e tem como objetivo reduzir o impacto da chuva nos terrenos afetados pelos fogos. Nos trabalhos, estão presentes o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e a Força Especial de Bombeiros.

  • Anúncio de lince ibérico no OLX sob investigação
    1:25

    País

    A GNR está a investigar um anúncio de venda de um lince ibérico no site de classificados OLX. As autoridades admitem poder tratar-se de uma bricandeira, mas sendo o lince uma espécie protegida e a sua captura e venda um crime, o caso está a ser investigado. O anúncio foi entretanto retirado do site.