sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Cavaco Silva recebe amanhã o Presidente da República eleito

O chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, recebe amanhã o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, em audiência, seguida de um almoço.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

M\303\201RIO CRUZ

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, a audiência de Cavaco Silva a Marcelo Rebelo de Sousa está marcada para as 12:30, no Palácio de Belém.

Logo na noite das eleições, no domingo, o Presidente da República telefonou ao seu sucessor, felicitando-o pelo êxito alcançado na eleição para a Presidência da República Portuguesa" e desejando-lhe "os maiores sucessos no exercício de funções de grande exigência e fundamental importância para o futuro de Portugal e dos portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Segundo os dados do Ministério de Administração Interna, Marcelo obteve 52%, seguindo-se Sampaio da Nóvoa (22,89%), independente apoiado por personalidades do PS, Marisa Matias (10,13%), apoiada pelo BE, Maria de Belém (4,24%), militante do PS, Edgar Silva (3,95%), apoiado pelo PCP, Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República a 09 de março.

Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante.

Lusa

  • O primeiro dia do Presidente eleito
    5:57

    Presidenciais 2016

    A SIC acompanhou em exclusivo o primeiro dia do novo Presidente eleito. Até à tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa quer manter ao máximo as rotinas que tinha até ser eleito. Esta segunda-feira, por exemplo, Marcelo passou pela Faculdade de Direito e pela Fundação a que preside. O futuro chefe de Estado admite que, a partir de agora, já nada vai ser como antes.

  • Marcelo eleito com 52% dos votos
    1:55

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa será o novo Presidente da República. Foi eleito na primeira volta das eleições deste domingo, com 52% dos votos. A grande derrotada da noite é a socialista Maria de Belém, que ficou em quarto lugar, atrás de Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda.

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira