sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Cavaco Silva recebe amanhã o Presidente da República eleito

O chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, recebe amanhã o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, em audiência, seguida de um almoço.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

M\303\201RIO CRUZ

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, a audiência de Cavaco Silva a Marcelo Rebelo de Sousa está marcada para as 12:30, no Palácio de Belém.

Logo na noite das eleições, no domingo, o Presidente da República telefonou ao seu sucessor, felicitando-o pelo êxito alcançado na eleição para a Presidência da República Portuguesa" e desejando-lhe "os maiores sucessos no exercício de funções de grande exigência e fundamental importância para o futuro de Portugal e dos portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Segundo os dados do Ministério de Administração Interna, Marcelo obteve 52%, seguindo-se Sampaio da Nóvoa (22,89%), independente apoiado por personalidades do PS, Marisa Matias (10,13%), apoiada pelo BE, Maria de Belém (4,24%), militante do PS, Edgar Silva (3,95%), apoiado pelo PCP, Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República a 09 de março.

Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante.

Lusa

  • O primeiro dia do Presidente eleito
    5:57

    Presidenciais 2016

    A SIC acompanhou em exclusivo o primeiro dia do novo Presidente eleito. Até à tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa quer manter ao máximo as rotinas que tinha até ser eleito. Esta segunda-feira, por exemplo, Marcelo passou pela Faculdade de Direito e pela Fundação a que preside. O futuro chefe de Estado admite que, a partir de agora, já nada vai ser como antes.

  • Marcelo eleito com 52% dos votos
    1:55

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa será o novo Presidente da República. Foi eleito na primeira volta das eleições deste domingo, com 52% dos votos. A grande derrotada da noite é a socialista Maria de Belém, que ficou em quarto lugar, atrás de Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38