sicnot

Perfil

Rio 2016

Daesh planeou atentado contra delegação francesa nos Jogos Olímpicos

O Daesh terá planeado um atentado contra a delegação da França durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo um relatório do governo francês divulgado hoje.

© Sergio Moraes / Reuters

A informação, veiculada pela agência italiana Ansa, foi passada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar francesa, general Christophe Gomart, durante uma audiência realizada em 26 de maio numa comissão parlamentar que investiga os atentados de 2015 ocorridos na França.

Segundo o general, um membro brasileiro do Daesh estaria prestes a "cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos".

O relatório divulgado não traz informações sobre a identidade deste brasileiro nem a sua localização.

Segundo a Ansa, este suposto membro do grupo terrorista viveria fora do país e poderia até já estar preso.

Diversos analistas afirmam que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro abrem uma oportunidade para atentados no Brasil, país que nunca sofreu ataques deste tipo.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já elevou o risco de ataques do Daesh e tem divulgado informações sobre cooperação internacional para evitar que atos terroristas.

Mesmo assim, o risco permanece porque o Brasil já foi ameaçado por membros do Daesh.

Uma destas ameaças aconteceu em novembro do ano passado, quando um homem chamado Maxime Hauchard, que supostamente integra o grupo extremista, postou na rede social Twitter uma frase que dizia "Brasil, vocês são nosso próximo alvo", logo após os atentados que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos em Paris.

Com Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".