sicnot

Perfil

Rio 2016

Putin não vai estar na abertura dos Jogos Olímpicos

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, estará ausente da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apesar do COI manter em aberto a participação de atletas russos, informou hoje o Kremlin.

"Não, nos planos do presidente não está essa viagem. Tem outra agenda de trabalho", revelou o porta-voz do Kremlin à imprensa local, a pouco menos de duas semanas do início do Rio 2016, a 5 de agosto.

Uma informação que não afasta a possibilidade de Vladimir Putin viajar para o Brasil a meio dos Jogos, com o objetivo de animar os desportistas russos, cuja equipa de atletismo foi proibida de participar pela Associação das Federações internacionais de atletismo (IAAF).

Em causa está o escândalo de dopagem que tem vindo a abalar o desporto russo, num sistema que teria, segundo um relatório da Agência Mundial antidopagem (AMA) teria a conivência do Estado e a colaboração dos serviços secretos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou na mão das respetivas federações das modalidades a participação de atletas russos no Rio2016, sendo certa a ausência do atletismo, há muito decidida pela IAAF.

A situação levou Putin a ordenar a criação de uma comissão independente na luta contra o doping, liderada por Vitali Smirnov, o mais antigo membro do COI.

O porta-voz do Kremlin lamentou que o COI tenha proibido os funcionários desportivos russos de estarem nos Jogos, face às acusações de doping promovido pelo Estado russo durante os Jogos de Inverno de Sochi (2014) e os Mundiais de Atletismo de Moscovo (2013).

"Esta e outras decisões demonstram uma vez mais a necessidade de uma maior cooperação com o COI na hora de defender as nossas posições e, o mais importante, superar as suspeitas e preocupações que o COI e outras organizações possam ter", disse.

Entre outros, está o ministro dos desportos da Rússia, Vitali Mutko, que muitos consideram o responsável pelo atual escândalo, que não pode viajar para o Brasil.

Nos Jogos de Londres 2012 Putin não esteve na cerimónia de abertura, mas viajou para a capital inglesa para assistir à competição de judo, na qual os russos conquistaram três medalhas de ouro.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.