sicnot

Perfil

Rio 2016

Putin não vai estar na abertura dos Jogos Olímpicos

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, estará ausente da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apesar do COI manter em aberto a participação de atletas russos, informou hoje o Kremlin.

"Não, nos planos do presidente não está essa viagem. Tem outra agenda de trabalho", revelou o porta-voz do Kremlin à imprensa local, a pouco menos de duas semanas do início do Rio 2016, a 5 de agosto.

Uma informação que não afasta a possibilidade de Vladimir Putin viajar para o Brasil a meio dos Jogos, com o objetivo de animar os desportistas russos, cuja equipa de atletismo foi proibida de participar pela Associação das Federações internacionais de atletismo (IAAF).

Em causa está o escândalo de dopagem que tem vindo a abalar o desporto russo, num sistema que teria, segundo um relatório da Agência Mundial antidopagem (AMA) teria a conivência do Estado e a colaboração dos serviços secretos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou na mão das respetivas federações das modalidades a participação de atletas russos no Rio2016, sendo certa a ausência do atletismo, há muito decidida pela IAAF.

A situação levou Putin a ordenar a criação de uma comissão independente na luta contra o doping, liderada por Vitali Smirnov, o mais antigo membro do COI.

O porta-voz do Kremlin lamentou que o COI tenha proibido os funcionários desportivos russos de estarem nos Jogos, face às acusações de doping promovido pelo Estado russo durante os Jogos de Inverno de Sochi (2014) e os Mundiais de Atletismo de Moscovo (2013).

"Esta e outras decisões demonstram uma vez mais a necessidade de uma maior cooperação com o COI na hora de defender as nossas posições e, o mais importante, superar as suspeitas e preocupações que o COI e outras organizações possam ter", disse.

Entre outros, está o ministro dos desportos da Rússia, Vitali Mutko, que muitos consideram o responsável pelo atual escândalo, que não pode viajar para o Brasil.

Nos Jogos de Londres 2012 Putin não esteve na cerimónia de abertura, mas viajou para a capital inglesa para assistir à competição de judo, na qual os russos conquistaram três medalhas de ouro.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.