sicnot

Perfil

Rio 2016

Problemas detetados na Aldeia Olímpica já foram resolvidos

O Chefe de Missão ao Rio 2016 disse hoje que os problemas que foram inicialmente encontrados no prédio de Portugal na Aldeia Olímpica foram resolvidos e que, à chegada dos primeiros atletas, houve apenas duas pequenas questões.

"Aqueles problemas que foram detetados inicialmente foram ultrapassados. O grande teste era ontem [madrugada de domingo para segunda-feira], na noite de 24, quando os primeiros atletas chegavam à aldeia para dormir (...). Tivemos um problema com um ralo e um problema com gás num dos 77 apartamentos. Não me parece que seja minimamente digno de registo", disse José Garcia, à agência Lusa.

Os primeiros elementos da delegação lusa a chegar ao Rio de Janeiro foram a adjunta do Chefe de Missão, Catarina Monteiro, e o assessor técnico Marco Alves, que estão no Brasil desde 20 de julho, para fazer o registo da delegação.

"Esse foi o período mais complicado, do dia 20 ao dia 24, com uma azáfama para terminar as obras que estavam por terminar, que obrigou a que todos se envolvessem nesse trabalho", assumiu.

Seguiram-se alguns dos atletas da vela e os treinadores, que "foram mais cedo do que inicialmente estava previsto".

"A maior delegação irá no dia 1 [de agosto]. Esse será o grande teste às condições que a aldeia oferece. Neste momento, não há nada assim de maior a registar", referiu.

José Garcia garantiu que "é o desejo de todos" que a Aldeia Olímpica esteja pronta para receber o grosso das comitivas, referindo que "o espírito olímpico está bem presente não só nos treinos e nas competições, mas também neste momento em que todas as delegações ajudaram a organização a ultimar o que tinha de ser feito".

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 realizam-se de 5 a 21 de agosto.


Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.