sicnot

Perfil

Rio 2016

Telma Monteiro só largou medalha "para dormir"

Reuters

Telma Monteiro chegou à Aldeia Olímpica de bronze ao peito e ainda com as emoções à flor da pele, horas após a conquista da medalha olímpica. Bruno de Carvalho felicitou a atleta.

"Já larguei (a medalha) um bocadinho... para dormir. Pensei que não ia largar, mas, também para não a estragar, larguei só para dormir", afirmou a medalha de bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016.

A noite, foi de pouco sono: "Dormi pouco. A emoção é muita e é difícil dormir. Estou também a assimilar tudo o que aconteceu. E, em Portugal, como já é mais tarde, também a tentar responder a todas as mensagens que tenho recebido".

Foram muitos os que lhe quiseram dar os parabéns: "É difícil retribuir a toda a gente, mas estou a tentar responder ao máximo de mensagens que consiga. Vou tentando".

"Todas são especiais, porque eu sentia que havia muitas pessoas que queriam que eu ganhasse e que estão muito felizes por eu ter conseguido, finalmente, depois destes anos todos, alcançar este feito. Sinto que as pessoas estão contentes por mim e isso também é importante para mim", prosseguiu.

Depois da prova, Telma Monteiro deslocou-se à Aldeia Olímpica e foi grande a festa: "Como fui recebida? Com muita felicidade. Todos estão muito contentes e querem partilhar este momento comigo".

"Também estou muito contente por poder partilhar este momento com eles todos", disse a judoca lusa, adiantando que vai tentando "conter cada momento de euforia" perante os atletas que "estão concentrados para a competição".

Depois das emoções da véspera, hoje será um dia tranquilo para a medalhada portuguesa: "Vou passar o dia com alguns amigos e família na Aldeia Olímpica".

E também haverá tempo para o "grande amigo" Célio Dias: "Amanhã (quarta-feira), compete o Célio Dias, que é um grande amigo meu e colega de seleção, e, portanto, também queremos estar um bocadinho a apoiá-lo. Dar-lhe um ambiente positivo para ele ir tranquilo e fazer o seu melhor".

Também o presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, felicitou a atleta pela sua conquista olímpica, deixando uma mensagem na sua página do Facebook.

Na segunda-feira, Telma Monteiro selou a 24.ª medalha da história do desporto português em Jogos Olímpicos, primeira no Rio 2016 e segunda de sempre no judo, 16 anos depois de Nuno Delgado conseguir feito idêntico em Sydney, em 2000.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.