sicnot

Perfil

Rio 2016

Telma Monteiro só largou medalha "para dormir"

Reuters

Telma Monteiro chegou à Aldeia Olímpica de bronze ao peito e ainda com as emoções à flor da pele, horas após a conquista da medalha olímpica. Bruno de Carvalho felicitou a atleta.

"Já larguei (a medalha) um bocadinho... para dormir. Pensei que não ia largar, mas, também para não a estragar, larguei só para dormir", afirmou a medalha de bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016.

A noite, foi de pouco sono: "Dormi pouco. A emoção é muita e é difícil dormir. Estou também a assimilar tudo o que aconteceu. E, em Portugal, como já é mais tarde, também a tentar responder a todas as mensagens que tenho recebido".

Foram muitos os que lhe quiseram dar os parabéns: "É difícil retribuir a toda a gente, mas estou a tentar responder ao máximo de mensagens que consiga. Vou tentando".

"Todas são especiais, porque eu sentia que havia muitas pessoas que queriam que eu ganhasse e que estão muito felizes por eu ter conseguido, finalmente, depois destes anos todos, alcançar este feito. Sinto que as pessoas estão contentes por mim e isso também é importante para mim", prosseguiu.

Depois da prova, Telma Monteiro deslocou-se à Aldeia Olímpica e foi grande a festa: "Como fui recebida? Com muita felicidade. Todos estão muito contentes e querem partilhar este momento comigo".

"Também estou muito contente por poder partilhar este momento com eles todos", disse a judoca lusa, adiantando que vai tentando "conter cada momento de euforia" perante os atletas que "estão concentrados para a competição".

Depois das emoções da véspera, hoje será um dia tranquilo para a medalhada portuguesa: "Vou passar o dia com alguns amigos e família na Aldeia Olímpica".

E também haverá tempo para o "grande amigo" Célio Dias: "Amanhã (quarta-feira), compete o Célio Dias, que é um grande amigo meu e colega de seleção, e, portanto, também queremos estar um bocadinho a apoiá-lo. Dar-lhe um ambiente positivo para ele ir tranquilo e fazer o seu melhor".

Também o presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, felicitou a atleta pela sua conquista olímpica, deixando uma mensagem na sua página do Facebook.

Na segunda-feira, Telma Monteiro selou a 24.ª medalha da história do desporto português em Jogos Olímpicos, primeira no Rio 2016 e segunda de sempre no judo, 16 anos depois de Nuno Delgado conseguir feito idêntico em Sydney, em 2000.

Lusa

  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • O que separa a Catalunha do resto de Espanha?
    2:12

    Mundo

    Desde 1640, as revoltas catalãs representam a vontade pela distância e pela independência. Numa região que não é reconhecida formalmente como Nação, na Catalunha entende-se e fala-se mais castelhano do que catalão. Mas o que realmente separa a Catalunha do resto de Espanha?

  • A corrida ao iPhone 8 no Japão, China e Austrália
    2:04
  • Óculos inteligentes permitem controlar telemóvel com o nariz
    1:05
  • Defesa de Sócrates diz que junção do caso Rio Forte à Operação Marquês é ilegal
    0:50

    Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates diz que a junção do caso Rio Forte à Operação Marquês é ilegal. A aplicação de 900 milhões de euros da PT no BES foi anexada ao processo, por suspeita de luvas pagas por Ricardo Salgado a Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, também arguidos. A defesa do antigo primeiro-ministro já contestou a decisão. Diz que é uma forma de confundir o processo para ocultar, mais uma vez, a falta de provas contra Sócrates.

  • Família Portugal Ramos
    15:01