sicnot

Perfil

Rio 2016

Atleta búlgara acusa doping num controlo à chegada ao Brasil

A búlgara Silvia Danekova, inscrita na prova de atletismo dos 3.000 obstáculos, acusou eritropoietina (EPO) num controlo a que se submeteu à chegada ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

"Infelizmente, temos um caso positivo e estamos à espera do resultado da contra-análise", reconheceu à imprensa búlgara o secretário-geral do Comité Olímpico da Bulgária, Belcho Goranov.

Danekova, de 33 anos, submeteu-se ao controlo a 26 de junho, dias depois da chegada da comitiva búlgara ao Rio de Janeiro.

A delegação da Bulgária já tinha sido privada de toda seleção de halterofilismo, por reiterados casos de doping entre os atletas daquela modalidade.

Danekova é o segundo caso de um controlo positivo nos Jogos Rio 2016, depois da nadadora chinesa, Chen Xinyi, quarta nos 100 metros mariposa

Segundo a agência oficial Xinhua, que cita a Federação de Natação da China, a análise do controlo a Chen Xinyi detetou uma substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

A nadadora, de 18 anos, apresentou um pedido ao Comité Olímpico Internacional para ter direito a um novo teste e a ser ouvida.

Lusa

  • Nadadora chinesa Chen Xinyi com doping

    Rio 2016

    A nadadora chinesa Chen Xinyi, que ficou em quarto lugar nos 100 metros mariposa nos Jogos Olímpicos, deu positivo no teste de doping, noticiou hoje a agência oficial Xinhua, que cita a federação de natação da China.

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC