sicnot

Perfil

Rio 2016

Queda de televisão suspensa provoca pelo menos sete feridos no Parque Olímpico

A câmara gigante de televisão suspensa por cabos que ao início da tarde caiu no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, provocou ferimentos em, pelo menos, sete pessoas, confirmou esta segunda-feira um porta-voz da organização.

Atualizada às 22.02

A câmara, da empresa responsável pela transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio2016, conhecida como spidercam e usada para a recolha de imagens aéreas do parque, caiu mesmo ao lado do estádio do basquetebol, depois de se terem partido os cabos que a suportavam.

Vídeos recolhidos no local e partilhados nas redes sociais dão conta dos momentos de pânico que se viveram após a queda da enorme câmara preta, sendo visíveis duas mulheres sentadas no chão com ferimentos ligeiros no rosto e braços.

Outro vídeo mostra ainda uma jovem a ser transportada numa maca para uma ambulância, sendo visível, mesmo ao lado, a estrutura que suportava a câmara e que caiu de uma grande altura, mais ou menos do tamanho de uma moto de pequena cilindrada.

De acordo com a organização do Rio2016, a empresa responsável pela transmissão explicou, entretanto, que o peso da câmara era superior ao que os cabos podiam suportar, pelo que, antecipando o pior cenário, o local estava já a ser evacuado antes que o equipamento pudesse cair.

"Eles julgavam que o cabo pudesse segurar o equipamento um pouco mais, mas a câmara acabou por cair e embater numa das barreiras que estava a delimitar e a isolar a área", referiu um porta-voz do Rio2016.

Segundo o mesmo porta-voz, na sequência do embate nas barreiras de proteção duas mulheres ficaram feridas. "Ainda estamos a recolher toda a informação, mas pensamos que sete pessoas ficaram feridas, mas não com gravidade".

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.